<
>

Fim da dinastia? Lesões e mercado ameaçam futuro imediato dos Warriors

Um dos maiores times já montados em toda a história da NBA, o Golden State Warriors mostrou que nem todo o talento do mundo unido é capaz de superar lesões.

E a derrota nas Finais para o Toronto Raptors veio com requintes de crueldade, ameaçando um dos maiores times que já vimos e uma das maiores dinastias da história da NBA.

As lesões de Kevin Durant (ruptura do tendão de Aquiles) e Klay Thompson (ligamento cruzado anterior do joelho) são seríssimas. E o pior: ambos não estão nem no elenco para o ano que vem.

Klay Thompson, que deve ficar de seis a nove meses parado, não tem contrato algum para a próxima temporada. Ele seria um dos grandes alvos do mercado, mas com a lesão certamente os Warriors ou qualquer outro time não vão querer abrir os cofres para pagá-lo, já que ele nem tem participação garantida em 2019-20.

Já Kevin Durant, que Steve Kerr disse que não jogará em 2019-20, tem uma opção de renovação na próxima temporada, que agora ele obviamente deve aceitar, e depois se torna um agente livre também.

Quando o ala-pivô voltar às quadras, ele já terá 32 anos. E uma ruptura no tendão de Aquiles já acabou com a carreira de diversas estrelas: casos de Patrick Ewing, Chauncey Billups e, mais recentemente, Kobe Bryant. Nenhum desses conseguiu chegar perto do nível de antes da lesão. Durant sendo sem dúvida um dos três maiores da NBA na atualidade, certamente não voltará a esse patamar.

Klay Thompson ainda pode voltar a um nível semelhante, mas terá 30 anos de idade.

A situação piora para o Golden State Warriors, já que DeMarcus Cousins, que também rompeu o tendão de Aquiles ainda em 2018 e não voltou ao mesmo nível, assinou um contrato só de um ano e é um agente livre agora.

A próxima temporada é também a última de Draymond Green sob contrato com a franquia. O único que está garantido a longo prazo é Steph Curry, que ficará lá até 2022.

Os Warriors terão uma nova casa a partir da próxima temporada, mas certamente terão poucos motivos para comemorar.