<
>

Lenda da NBA e do San Antonio Spurs, Tony Parker se aposenta do basquete

SAN ANTONIO, Texas - Sorrindo enquanto se sentava na suíte de um hotel na "Alamo City", Tony Parker parecia em paz. Após 18 temporadas na NBA, Tony Parker estava pronto para fazer um anúncio importante em San Antonio, lugar que ele chama de casa desde 2001, quando deixou a França como um adolescente.

"Eu vou me aposentar", Parker disse para o The Undefeated. "Decidi que não vou mais jogar basquete."

Vigésima oitava escolha do draft de 2001 do San Antonio Spurs, Parker havia dito que seu objetivo era jogar 20 temporadas. Ele terminou um pouco antes dessa marca, mas o futuro membro do Hall da Fama do Basquete terminou sua carreira com vários números impressionantes.

Parker formou um dos melhores trios da história dos esportes com Tim Duncan e Manu Ginóbili. Sob o comando do técnico Gregg Popovich, eles venceram quatro títulos em San Antonio, e Parker se tornou o primeiro jogador europeu a vencer o prêmio de MVP das Finais em 2007.

Seis vezes chamado para o All-Star Game, Parker jogou 1.254 partidas na NBA e terminou com médias de 15,5 pontos, 5,6 assistências e 2,7 rebotes. Sua única temporada na NBA fora dos Spurs foi em 2018-19, onde foi comandado pelo ex-assistente dos Spurs James Borrego. Naquela partida que acabou se tornando a última de sua carreira, Parker marcou 11 pontos em 17 minutos na derrota dos Hornets para o Heat em 17 de março.

Com 37 anos, Parker disse para o The Undefeated que está bem fisicamente para jogar mais duas temporadas - e completar as mágicas 20 - mas acredita que esse é o momento certo de se aposentar.

"Muita coisa me fez tomar essa decisão", disse Parker. "Mas, no fim das contas, eu estava tipo, se eu não puder ser Tony Parker mais e brigar por títulos, eu não quero mais jogar basquete".

Parker quer morar em San Antonio após a aposentadoria mas vai passar tempo na França, já que é dono e presidente do ASVEL, um time profissional de basquete masculino e feminino. Ele também está abrindo a Tony Parker Adequat Academy, uma escola internacional na sua cidade natal de Lyon, na França.