<
>

LeBron James, do Cleveland Cavaliers, é o jogador mais importante da NBA; veja o por quê

Dez segundos no relógio. LeBron James olha atentamente para Victor Oladipo. O ala-armador do Indiana Pacers via na sua frente um mito. 95 a 95. Poderia ser a bola da vitória. Oladipo não hesita. Infiltra, passa por LeBron, vislumbra um arremesso fácil. Solta a bola. James, como um raio, pula e com a mão direita bloqueia o arremesso do jogador dos Pacers. Não vibra. Pede tempo. Senta e pensa em mais um momento decisivo na carreira. Normal.

A saída de bola é do lado direito. Três segundos. Jeff Green na reposição. LeBron James se desloca e recebe a bola. O ginásio se cala. A expectativa é de todos. Mais um dia de trabalho para James. Ele para e arremessa. A parábola da bola parece infinita. O olhar de cada torcedor é tenso. Já LeBron James está calmo. A bola cai. O ginásio explode. Vitória do Cleveland Cavaliers. 3 a 2 na série e um passo para avançar de fase. O astro fez mais uma vez a diferença.

Os Cavaliers, liderados pelo seu camisa 23, buscam confirmar a vitória no Jogo 6 na série contra o Indiana Pacers, nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), com transmissão EXCLUSIVA da ESPN e do WatchESPN. Um pouco antes, às 20h, o ESPN League abre os trabalhos para a grande partida.

LeBron James é o jogador mais importante da NBA. No atual time dos Cavaliers, lidera a equipe em pontos, rebotes e assistências, principais quesitos do basquete. Além de pontuar com extrema eficiência, consegue contribuir para seus companheiros. Ele lidera o PIE (índice que mede o impacto que um jogador em quadra) com 28.4%. Esse número é muito superior ao segundo lugar: Anthony Davis e Kevin Durant, com 19.2%.

Jogadores com mais de 10% nesse aspecto são extremamente valiosos para o time. Colocando esses números para dentro de quadra, ele participa de quase um terço das jogadas e lances do time. Sem ele, os Cavs perdem aproximadamente 30% do potencial do time.

Alguns números na série contra o Indiana Pacers mostram a diferença de LeBron James no Cleveland Cavaliers. Enquanto o astro lidera o time no índice de eficiência com 36.0, o resto do time tem somente 9.1, inclusive abaixo da média da NBA, que é 15.0. LeBron tem um aproveitamento de 55% nos arremessos de quadra e o resto do time somente 39.3%. Além disso, outros dois números revelam a força do jogador. Ele já converteu 47 lances livres e o time inteiro somente 40. Na medida que ele tem 40 assistências para 18 erros, o resto do time tem 46 assistências e 56 erros.

Apesar de já ser a quadragésima segunda série do craque, ele tem tido a maior pontuação, em média, na carreira, com 30.8 pontos por jogo. Em arremessos com cinco segundos ou menos, em playoffs, LeBron tem cinco acertos em 11 tentativas. Comparando com Michael Jordan, considerado por muitos como o maior da história do basquete, James tem somente um acerto a menos (5 contra 6 de Jordan), mas em menos tentativas (11 contra 13).

LeBron James, ano a ano, tem modificado os recordes, mudado a história e reinventado os números. Jogador mais importante da NBA é comprovado estatisticamente. Um dos maiores da história é questão de tempo.