<
>

NBA: Nets entram em lista que tem Lakers de Kobe e O'Neal, mas nenhuma franquia gostaria de estar; entenda

play
Tim Legler não poupa palavras ao analisar situação do Brooklyn Nets e diz: 'Maior fracasso épico da história da liga' (0:32)

Ex-jogador também comenta futuro de Kyrie Irving (0:32)

Franquia de Nova Iorque é mais uma que contrata nomes de peso, mas termina a temporada de mãos abanando; veja outros exemplos na NBA, MLB e NFL


Quando se está formando um time com a intenção de ser um forte concorrente ao título, uma regra é fundamental: reunir o máximo de talento possível. Você enfrentará os melhores jogadores que seus oponentes podem encontrar, por isso é lógico que você deve preparar seu próprio time cheio de estrelas. Às vezes, as coisas dão certo e vários candidatos ao 'Hall da Fama' acabam nas suas mãos, garantindo, assim, um título. Certo?

Bem, não é assim tão simples. Era o que o Brooklyn Nets provavelmente tinha em mente quando trouxeram Kevin Durant e Kyrie Irving em 2019, e depois ainda James Harden na segunda metade da temporada 2021. São três superastros, todos provavelmente destinados ao Hall da Fama, quando se aposentarem, e todos com estrela suficiente para dominarem as partidas. Quem poderia pará-los? Muitas coisas, como pode ser visto - entre lesões e questões fora da quadra -, o trio jogou apenas 16 partidas junto (com 13 vitórias a 3 derrotas, para ser justo) antes de Harden se transferir para o Philadelphia 76ers em uma troca. Os Nets foram varridos nos playoffs, e agora Durant pediu uma troca, enquanto o futuro de Irving com o time está por ser definido.

Se isso faz os torcedores dos Nets se sentirem melhor, esta não é nem de perto a primeira vez que um super time falhou em ganhar um título. Aqui estão alguns exemplos desde a virada do século, não só na NBA, mas também na Major League Baseball (MLB) e National Football League (NFL). Veja abaixo:

Los Angeles Lakers (2003-2004)

Kobe Bryant e Shaquille O'Neal sozinhos eram uma combinação a ser temida, mas os Lakers decidiram trazer Karl Malone e Gary Payton para subjugar ainda mais outras equipes. Não foi uma má ideia - a equipe terminou em primeiro lugar na Divisão do Pacífico e em terceiro na Conferência Oeste e passou pelos playoffs, fazendo 12 a 5 nas três primeiras rodadas. Infelizmente, os Lakers se depararam com um colosso defensivo contra o Detroit Pistons e perderam por 4 a 1 nas finais da NBA. Payton viria a ser negociado com o Boston Celtics e Malone se aposentaria, tornando este super time realidade por apenas uma temporada.

New England Patriots (2007)

Tom Brady, muito provavelmente o maior quarterback da história da NFL. Junto com Randy Moss, um dos cinco maiores receivers de todos os tempos. Depois, conte com uma equipe cheia de nomes como Wes Welker, Rodney Harrison, Richard Seymour, Junior Seau, Vince Wilfork e Asante Samuel. O resultado? Um retrospecto de 16 a 0, sendo apenas a segunda vez que uma equipe ficou invicta na temporada regular na história da NFL. Infelizmente para esta equipe, seu último registro é na coluna das derrotas, já que Eli Manning e o New York Giants venceram os Patriots em um dos Super Bowls mais emocionantes de todos os tempos.

Oklahoma City Thunder (2009-2012)

Os Nets, é claro, não são a primeira franquia em vez que Durant e Harden fizeram parte, mas não conseguiram ir longe. Essa honraria triste pertence ao Thunder, que pouco depois de se mudar para a cidade de Oklahoma, recrutou Harden para jogar ao lado de Durant e Russell Westbrook. O trio imediatamente começou a dominar, e o Thunder melhorava a cada ano até chegar às finais da NBA em 2011-12. Essa série começou bem, com o Thunder derrotando o Miami Heat em casa no Jogo 1, mas eles perderam quatro seguidas depois disso. Harden foi trocado na offseason depois que a equipe não conseguiu assinar uma extensão.

Philadelphia Phillies (2011)

Um mestre nos arremessos é muito bom, mas o que acontece quando você tem quatro? Os Phillies estavam fazendo uma rotação de Roy Halladay, Cliff Lee, Roy Oswalt e Cole Hamels, para não mencionar Ryan Howard e Chase Utley e Jimmy Rollins na equipe. Foram 102 vitórias e 529 runs foram permitidos na liga (menor número na estatística). Eles enfrentaram o St. Louis Cardinals na série da divisão, e enquanto eles ficaram 2 a 1 nos três primeiros jogos, St. Louis se recuperou para forçar um Jogo 5. Skip Schumacher acertou um run no primeiro tempo contra Halladay, e Chris Carpenter conseguiu três shutouts. Mais tarde os Cardinals venceriam a World Series.

Los Angeles Clippers (2011-2017)

Uma das equipes mais emocionantes da história da NBA, os Clippers de Lob City tentaram usar seu estilo de basquete de alto nível para trazer um título que não fosse dos Lakers para Los Angeles. A chegada de Chris Paul significava que Blake Griffin e DeAndre Jordan teriam muitas oportunidades de fazer 'alley-oop' - pergunte ao pobre Brandon Knight depois que Jordan fez uma das mais incríveis enterradas em cima dele. Os Clippers eram um time muito bom durante o período de Paul, mas desmoronavam nos playoffs - Lob City nunca passou das semifinais.