<
>

NBA Finals: Golden State Warriors faz história e é 1º time a ir de pior campanha da liga ao título em 3 temporadas

Golden State Warriors foi de pior campanha da NBA na temporada 2019/2020 para campeões em 2021/2022, única franquia na história a conseguir o feito em 3 temporadas


As últimas três temporadas da NBA foram uma montanha russa para o torcedor do Golden State Warriors, que viu seu time fazer história e ser a primeira franquia em 75 anos a ir da pior campanha da liga ao título em apenas 3 temporadas.

Depois de ser vice-campeão em 2018/2019 para o Toronto Raptors, Golden State viu Kevin Durant deixar a franquia e Klay Thompson ter que lidar com um ligamento rompido. Depois que Stephen Curry quebrou a mão na reta inicial da temporada 2019/2020, os Warriors terminaram com apenas 15 vitórias e 50 derrotas, tendo o pior aproveitamento de toda a liga.

Entrando em 2020/2021, os Warriors estavam mais esperançosos. Curry havia se recuperado da mão quebrada e Klay estava nas fases finais do seu processo de recuperação do rompimento do ligamento cruzado do joelho. Porém, tudo desmoronou antes mesmo da bola subir oficialmente.

Durante um treinamento da equipe na Califórnia, Thompson sentiu uma nova lesão na perna. Dois dias depois, veio a notícia: o camisa 11 havia rompido o tendão de Aquiles e, provavelmente, ficaria fora de mais uma temporada inteira. Sem Klay, mas com Curry saudável, os Warriors terminaram 2020/2021 com 39 vitórias e 33 derrotas, na 8ª colocação da Conferência Oeste, o que lhes deu vaga no play-in.

No primeiro jogo do torneio, a equipe foi derrotada pelo Los Angeles Lakers de LeBron James e Anthony Davis. Na segunda oportunidade que teve de conquistar a 8ª colocação nos Playoffs, Golden State foi surpreendido pelo Memphis Grizzlies de Ja Morant e ficou fora da pós-temporada.

Para 2021/2022, os Warriors entraram na temporada com uma necessidade de provar ao mundo que a dinastia não havia acabado.

Com Klay se recuperando aos poucos das duas lesões e fazendo seu retorno em janeiro, Golden State foi se mantendo no topo e dando mostras de que, assim que esteve completo, voltaria a ser a "Estrela da Morte" que assustou os adversários entre 2015 e 2019.

E foi exatamente o que aconteceu. Depois de terminar na 3ª colocação do Oeste, Golden State derrubou o Denver Nuggets, se vingou dos Grizzlies e obliterou o Dallas Mavericks na final de Conferência antes de alcançar as Finais contra o Boston Celtics.

Em 2022, a equipe fechou a série melhor de 7 jogos em 4 a 2 e voltou a conquistar o título 3 anos após ser a pior campanha da liga e manteve a dinastia viva: agora são 4 anéis em 8 anos.