<
>

NBA Playoffs: Adebayo 'renasce', Heat segura Celtics, supera duelo de reviravoltas e desempata final do Leste

Pivô do Heat vive noite dos sonhos e comanda vitória com 31 pontos


A decisão da Conferência Leste da NBA na temporada 2021/2022 segue indefinida, e se depender de Boston Celtics e Miami Heat, não faltarão capítulos a serem escritos por ambos os lados até o fim da série melhor de 7. Neste sábado, 21, no primeiro duelo no TD Garden, melhor para o Heat, que venceu por 109 a 103, desempatou a disputa e abriu 2 a 1 de vantagem.

As equipes voltam a se enfrentar na segunda-feira, a partir das 21h30 (de Brasília)

Depois de dois duelos protagonizados por domínios absolutos de cada lado, o terceiro confronto trouxe novos ingredientes para a quadra.

Embalado pela vitória no último duelo, os Celtics tiveram Robert Williams como baixa de última hora, após sentir problemas no joelho. Já o Heat, dono da melhor campanha da temporada no Leste, contou com o retorno de Kyle Lowry. O armador, aliás, sentiu dores nos primeiros minutos e foi direto para o vestiário, de onde viu o time de Miami abrir 21 pontos de vantagem e fechar a parcial em 39 a 18.

No segundo quarto, a vantagem que era de 21 chegou a bater 26 no início, mas o Heat precisava manter o ritmo inicial. Lowry retornou para a quadra e ajudou a municiar Bam Adebayo, que liderou a equipe. Ainda assim, a segunda parcial acabou 29 a 23 para o time de Boston, mesmo com os 16 pontos somados para o pivô de Miami no primeiro tempo.

Não bastasse a desvantagem, outra preocupação pairou sobre os Celtics na volta do intervalo. Após sofrer uma queda em quadra, Marcus Smart deixou a partida carregado e aos prantos com dores no tornozelo. Enquanto isso, o Heat perdia Jimmy Butler, com lesão no joelho.

Quatro minutos depois, a euforia das arquibancadas reeditou um momento especial do terceiro quarto das finais de 2008, contra os Lakers, quando Paul Pierce, ídolo dos Celtics, retornou e liderou o time após ser levado às pressas para o vestiário. Dessa vez, o personagem era Smart, que voltou nos braços da torcida e ainda anotou uma bola do perímetro para reabastecer a esperança dos torcedores. O terceiro quarto terminou 25 a 25, e a diferença caiu para 15 pontos.

Diante de um jogo cercado por histórias e reviravoltas, a definição do vencedor ficou apenas para os minutos finais. Os Celtics ainda viveram nova aflição com Tatum, que saiu da quadra por minutos após sentir dores. Mas nem mesmo a arrancada de 12 a 0 na última parcial, ou a noite antológica de Jaylen Brown, com 40 pontos, evitaram a derrota dos donos da casa, que viram o Heat desempatar a série com show de Bam Adebayo.

Estatísticas

Boston Celtics

  • Jaylen Brown: 40 pontos, 9 rebotes, 1 assistência

  • Al Horford: 20 pontos, 14 rebotes, 3 assistências

Miami Heat

  • Bam Adebayo: 31 pontos, 10 rebotes, 6 assistências

  • P.J. Tucker: 17 pontos, 7 rebotes, 1 assistência