<
>

NBA Playoffs: Os números que mostram que Jimmy Butler joga 'sozinho' contra os Celtics

Butler fez 70 pontos nos dois primeiros jogos contra os Celtics. Mas onde está o resto do Heat?


Jimmy Butler tentou. Na verdade, foi o único jogador do Miami Heat que apareceu para o Jogo 2 contra o Boston Celtics nas finais do Leste da NBA.

E a derrota em casa por 127 a 102 prova que ele precisa de - muita - ajuda.

Depois dos 41 pontos que fez no Jogo 1, Butler marcou 29 na noite de quinta-feira. E foi só.

Bam Adebayo, o outro All-Star do Heat, segue sem contribuir contra os Celtics. No Jogo 1, foram só 10 pontos. Na segunda partida, o camisa 13 marcou 6 pontos em apenas 6 arremessos tentados - e 39 toques na bola, a pior marca dele nesta pós-temporada.

"Jimmy Butler não tem ajuda ofensivamente. A defesa de Boston é de elite. Quando estão bem, parecem piranhas perseguindo. Não sei o que há de errado com Bam Adebayo", disse o comentarista Stephen A. Smith.

Defensivamente, ele também não colaborou muito: permitiu quatro cestas em cinco arremessos quando era o marcador principal no lance e só contestou quatro arremessos dos Celtics (foram 12 no primeiro confronto).


FOI A QUARTA PIOR derrota da história do Heat em casa nos playoffs e a primeira nesta pós-temporada. E antes de um Jogo 3 que costuma ser decisivo - o vencedor do terceiro duelo de uma série empatada em 1 a 1 se classificou 73,4% das vezes na história da NBA -, é bom que o restante de Miami apareça.

Butler tem 70 pontos somados nos dois primeiros jogos, maior marca da história de um jogador do Heat nas duas primeiras partidas de uma série. O restante do time, combinado, fez 74. A diferença no aproveitamento dos arremessos também assusta: 62,1% de Butler, contra 45,6% dos outros jogadores de Miami. O camisa 22, sozinho, tentou quase o dobro de lances livres que seus colegas de equipe (26 a 14).

E com o retorno de Marcus Smart, melhor defensor do ano na liga, sobrou ainda mais trabalho para Jimmy.

Quando marcado por Smart, ele acertou 3 de 4 arremessos. O restante do Heat? Zero de sete.

"Jimmy Butler está totalmente sozinho", comentou Stephen A. "Se continuar assim, a série vai acabar em cinco jogos."