<
>

NBA Playoffs: Com duplo-duplo de Doncic, Mavs atropelam Suns em Phoenix, vencem jogo 7 com facilidade e enfrentam os Warriors na final do Oeste

Luka Doncic anotou duplo-duplo e comandou a vitória incontestável do Dallas Mavericks sobre o Phoenix Suns no jogo 7


Quem esperava um jogo 7 emocionante entre Phoenix Suns e Dallas Mavericks, nas semifinais da Conferência Oeste da NBA, ficou decepcionado. Devin Booker, Chris Paul e companhia tiveram desempenho irreconhecível e assistiram a uma aula de basquete ministrada por Luka Doncic. O placar de 123 a 90 ficou barato pelo que foi o jogo.

Com a vitória incontestável, Dallas vai disputar uma vaga na NBA Finals com o Golden State Warriors, que passou pelo Memphis Grizzlies em seis jogos na outra semifinal. No Leste, Miami Heat e Boston Celtics decidem o outro finalista.

Mesmo jogando no Arizona, os Mavericks abriram 10 pontos de vantagem no primeiro quarto, em 27 a 17 contando com 12 pontos e impressionantes 8 rebotes de Luka Doncic. Enquanto isso, Chris Paul e Devin Booker erraram os sete arremessos de quadra que tentaram e somaram apenas dois pontos na primeira parcial.

A diferença aumentou ainda mais no segundo quarto. Doncic anotou mais 15 pontos, chegando a 27 no jogo, enquanto Spencer Dinwiddie chegou ao intervalo com 21 pontos saindo do banco. Do outro lado, os Suns estavam completamente desnorteados.

Phoenix conseguiu marcar somente 10 pontos em 12 minutos no segundo quarto e chegou ao intervalo perdendo por 57 a 27, marcando o mesmo número de pontos que Doncic sozinho. Os cestinhas dos Suns após 24 minutos foram Jae Crowder e Cameron Johnson, com cinco pontos.

Com esse panorama, só uma reviravolta de proporções históricas tiraria a vitória dos Mavericks – o que não aconteceu. Dallas abriu mais 12 pontos de frente no terceiro quarto, mas perdeu o último, disputado praticamente todo com reservas. Placar final de 123 a 90, Mavs classificados e fim de temporada para os Suns.

Luka Doncic: craque

Mais uma vez, Luka Doncic se mostrou um dos melhores jogadores da NBA, principalmente no ataque. O armador marcou 35 pontos, pegou 10 rebotes e deu quatro assistências no jogo 7, e termina a série contra Phoenix com média de 32,5 pontos por jogo.

Fim de temporada melancólico para os Suns

Vindo de vice-campeonato na última temporada, o Phoenix Suns termina 2021/22 de forma melancólica. O time teve a melhor campanha da Conferência Oeste com folga, viu o técnico Monty Williams ser eleito o melhor da liga e tem um trio – Devin Booker, Chris Paul e Deandre Ayton – que não deve em nada para qualquer outro da NBA. Porém o último jogo da temporada será uma derrota avassaladora diante do torcedor.

Reservas evitam derrota histórica

No último quarto, os reservas dos Suns conseguiram ‘salvar’ o time de um recorde negativo. A maior derrota da história de um jogo 7 de NBA foi por 40 pontos, e Phoenix esteve perdendo por 46 de diferença. Porém um placar de 40 a 31 no último quarto evitou que o time estabelecesse uma marca negativa histórica.