<
>

NBA Playoffs: Celtics vencem Bucks no jogo 7 com recorde de Grant Williams e enfrentam Miami na final do Leste

Celtics dominaram o jogo a partir do terceiro quarto, eliminaram os atuais campeões e vão disputar a final do Leste contra o Miami Heat


O atual campeão da NBA não vai defender seu título. Neste domingo (15), pelo jogo 7 das semifinais da Conferência Leste, o Boston Celtics não tomou conhecimento do Milwaukee Bucks e superou o rival por 109 a 81, ficando a um passo da decisão do melhor basquete do mundo.

Com a vitória na série, os Celtics vão disputar uma vaga nas finais da NBA com o Miami Heat. O time da Flórida teve vida mais fácil na outra semifinal, despachando o Philadelphia 76ers em seis jogos, e não entra em quadra desde quinta-feira (12).

A primeira metade do jogo viu o equilíbrio que se esperava e terminou com cinco pontos de vantagem para os Celtics em 48 a 43. Giannis Antetokounmpo já encaminhou o triplo-duplo com 17 pontos, 12 rebotes e 7 assistências, enquanto Jayson Tatum anotou 17 pontos, mas também três faltas antes do intervalo.

No terceiro quarto, porém, os Celtics abriram larga vantagem mesmo sem Jayson Tatum, que foi para o banco após cometer sua quarta falta do jogo com mais de sete minutos restantes no período. Sem Tatum, Grant Williams teve o maior volume ofensivo e correspondeu, marcando 11 pontos.

Já na parcial final, a missão foi apenas administrar a vantagem – e foi cumprida com maestria. Com dois minutos restantes, os Celtics venciam por 101 a 77, permitindo que os reservas fossem à quadra. Placar final de 109 a 81, vitória tranquila de Boston e classificação carimbada para enfrentar Miami.

Bola de 3 afunda Milwaukee

Apesar da vitória tranquila, o jogo foi parelho em termos de volume: os Bucks tiveram mais rebotes e arremessos e perderam apenas uma bola a mais que os Celtics. Porém um problema grave foi no arremesso de três pontos: Milwaukee acertou apenas 4 de 33 arremessos, aproveitamento de incríveis 12,1%. Por comparação, Grant Williams (7) e Jayson Tatum (5), sozinhos, acertaram mais bolas triplas que todo o time adversário.

Grant Williams entra para a história

Apenas três jogadores na história dos Playoffs da NBA acertaram sete arremessos de três pontos em um jogo 7: Stephen Curry (duas vezes), Marcus Morris e, agora, Grant Williams. O ala acertou sete de seus 18 chutes de longa distância e anotou 27 pontos no total.

Antetokounmpo contido no segundo tempo

Se Giannis Antetokounmpo foi dominante nos dois primeiros quartos, com 17 pontos, 12 rebotes e 7 assistências, ele teve muito mais dificuldade na segunda metade do jogo. Nos dois últimos períodos, o grego teve apenas 8 pontos, 8 rebotes e duas assistências, com diferencial de -20 no jogo todo.