<
>

Na praia de Copacabana, Sharon van Rouwendaal é campeã do Rainha do Mar

Na manhã deste domingo, a praia de Copacabana recebeu a primeira edição do Águas do Rio – Rainha do Mar. Quase mil nadadoras entraram na água para celebrar a força feminina no esporte e na vida, entre diversas categorias.

Na prova Elite, Sharon van Rouwendaal liderou do início ao fim para erguer o troféu e ser coroada como a nova Rainha do Mar.

O desafio principal reuniu gigantes da natação de águas abertas, algumas das principais nadadoras da história da modalidade. Dez atletas disputaram o cobiçado título, mas foi Sharon van Rouwendaal que ditou o ritmo da prova. A holandesa venceu as três etapas da competição, totalizando 3 km de trajeto no mar, tendo na sequência as brasileiras Viviane Jungblut e a atual campeã olímpica, Ana Marcela Cunha.

Vencer em Copacabana não é novidade para Sharon. Na Olimpíada Rio 2016, ela subiu no alto do pódio com a medalha de ouro. Nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a holandesa conquistou a medalha de prata, em disputa braçada a braçada contra Ana Marcela na baía de Tóquio.

“Foi muito especial voltar ao Rio de Janeiro, aqui em Copacabana. Eu estava ansiosa para isso. A energia do povo brasileiro é incrível, faz toda atleta se sentir mais especial. Foi isso o que aconteceu comigo hoje. Mantive um bom ritmo durante a prova, tive adversárias muito difíceis, mas me senti forte. Estou muito feliz com essa conquista”, vibrou Sharon.

Um espetáculo assinado por elas

O Águas do Rio – Rainha do Mar foi criado para promover a força feminina, e elas não decepcionaram. Centenas de nadadoras marcaram presença no evento, competindo em entre diversas categorias e tomando o mar de Copacabana em belo cenário, comprovando mais uma vez o sucesso delas na modalidade.

Nathalia Almeida e Gabi Roncatto brilharam nas categorias que abriram o evento, na Sprint 1 km e Classic 2 km, respectivamente, e garantiram vaga na disputa da Elite. Na categoria Open 500 m, Bettina Cremona foi a grande vencedora.

“O Rainha do Mar é um evento que coroa todas as suas participantes, todas são nossas rainhas. É incrível ver a força delas na água, nadando pelo seu melhor, se dedicando por novas conquistas. Preparamos cada detalhe com muito carinho para elas, e o feedback foi muito positivo. Isso nos deixa orgulhosas”, analisou a diretora de produção do evento, Claudia Helena Porto.

Classificação Elite: Águas do Rio – Rainha do Mar 2022

Campeã: Sharon van Rouwendaal

Vice-campeã: Viviane Jungblut

3ª colocada: Ana Marcela Cunha

4ª colocada: Rachele Bruni

5ª colocada: Betina Lorscheitter

6ª colocada: Cibelle Jungblut

7ª colocada: Gabi Roncatto

8ª colocada: Cecilia Biagioli

9ª colocada: Samantha Arévalo

10ª colocada: Nathalia Almeida