<
>

Etiene Medeiros ganha liberação para nadar 50m livre nos Jogos Olímpicos

A pernambucana Etiene Medeiros está liberada para nadar os 50m livre nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho deste ano. Em uma decisão da Federação Internacional de Natação (Fina), o resultado obtido pela atleta no Troféu Brasil de 2019 foi validado após um pedido feito pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), uma vez que a atleta já estaria no Japão a fim de competir no revezamento 4x100m livre feminino.

O fato só foi possível porque o Troféu Brasil de 2019 estava dentro da janela olímpica estabelecida pela Fina, entre março daquele ano até o fim do período de classificação, neste mês de junho. Àquela época, porém, a competição não era considerada como apta para que atletas obtivessem índices olímpicos oficiais perante a entidade.

Etiene nada os 50m livre na seletiva

“Como todos sabem, não foi na seletiva olímpica do Rio de Janeiro, mas lá a Etiene classificou-se para estar em Tóquio no revezamento. Como já tinha esse tempo em uma competição válida, uma vez estando na seleção olímpica brasileira, ela poderá nadar em Tóquio. Vai ser muito bom para ela, pois treinou quase cinco anos para isso. A possibilidade de nadar mais provas é um fator muito importante na carreira dos atletas. Ela tem tudo para nadar bem os 4x100m livre no primeiro dia e depois tentar repetir o feito de 2016, sendo finalista”, conclui o treinador de Etiene no Sesi-SP.