<
>

Leonardo de Deus é convocado para o lugar de Gabriel Santos no Pan

play
Delegação do Brasil recebeu as boas vindas na Vila Pan-Americana, em Lima (0:31)

Cerimônia teve o hasteamento da bandeira brasileira e show para os atletas (0:31)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta quinta-feira o substituto de Gabriel Santos no revezamento 4x100 do Brasil: Leonardo de Deus, atual bicampeão panamericano na prova dos 200m borboleta.

Gabriel foi condenado no dia 19 de julho por uso do anabolizante clostebol e suspenso por 8 meses. Uma semana depois a pena foi aumentada para um ano e, além do Mundial e do Pan, o atleta deve perder os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Leonardo de Deus vai tentar o tri em Lima, no Peru (Foto: Reprodução)

A convocação imediata, de acordo com os critérios, seria de André Calvelo, quinto colocado na prova dos 100 metros livre, mas, como seu nome não consta na lista chamada “larga”, a PanAm Sports autorizou apenas a substituição por um nome que já estivesse entre os relacionados. Essa lista foi enviada ao Comitê do Pan-Americano no início do ano.

Leonardo de Deus é campeão do Troféu Brasil nos 200 metros costas e vice nos 200 metros borboleta. Em jogos Pan-Americanos são 5 medalhas. Além dos dois ouros nos 200m borboleta, ele conquistou a prata no revezamento 4x200 livres, em Guadalajara-2011, e o bronze nos 200m costas e 400m livre em Toronto-2015.

As primeiras provas da natação em Lima são no dia 6 de agosto, seguindo até o dia 10.

Léo está com a delegação brasileira no Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coreia do Sul, e seguirá com o grupo para a disputa do Pan em seguida. No Mundial, Léo chegou à final dos 200m borboleta, quando terminou na sétima colocação. Nos 200m costas, não passou da fase eliminatória.

Confira abaixo o comunicado completo com a convocação de Leonardo de Deus:

Prezados,

A CBDA – Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos, em respeito à decisão emanada pelo painel da FINA, que suspendeu o Atleta Gabriel Santos pelo período de 1 (um) ano (iniciando em 19 de Julho de 2019, dia da audiência, e finalizando em 20 Julho de 2020), optou por desligar o referido atleta do time para os Jogos Pan Americanos de LIMA/PER 2019.

Dessa forma, considerando que em razão desse desligamento, abriu-se uma vaga no time masculino, e pelos critérios estabelecidos pela CBDA (Boletim n.º 040/2019) na seletiva realizada em Abril de 2019 – Troféu Brasil | Maria Lenk, a vaga pertenceria ao Atleta André Calvelo (5º melhor tempo para o Revezamento 4 x 100 livre).

Contudo, conforme informação e decisão da organização dos Jogos (PAN AM SPORTS), nesse momento, em razão de prazos estabelecidos pelo regulamento da competição, não mostra-se possível a inclusão de novos atletas que não estivessem previamente listados, sendo possível apenas a substituição de atletas que estivessem antecipadamente inclusos na “lista larga” dos Jogos Pan Americanos.

Na medida que o Atleta André Calvelo não se encontra elencado na referida “lista larga”, por não ter preenchido os critérios de convocação da CBDA, a PAN AM SPORTS não permitiu a inclusão do mencionado atleta na equipe Brasileira de Natação para os Jogos Pan Americanos.

Assim, em observação à mencionada “lista larga”, constatou-se que o atleta Leonardo de Deus se encontrava incluído na lista, em razão de decisão liminar do STJD, em processo onde o atleta contestava os critérios de convocação estabelecidos pela CBDA.

Isto posto, observado que o Atleta Leonardo de Deus preenche os critérios estabelecidos pela PAN AM SPORTS, assim como os critérios seletivos da CBDA, apresentando-se como o próximo na lista para convocação, a CBDA, procurando completar sua equipe masculina na busca pelo melhor desempenho no quadro de medalhas, optou pela convocação do atleta Leonardo de Deus, em substituição ao desligamento do Atleta Gabriel Santos.

Por fim, a CBDA informa que o pedido de convocação (substituição) do Atleta Leonardo de Deus no time Brasileiro de Natação para os Jogos Pan Americanos de LIMA/PER, ainda carece de análise e aprovação pela PAN AM SPORTS, sendo apenas essa entidade competente para aprovar ou recusar o aludido pedido de substituição feito pela CBDA.

A confirmação da convocação será comunicada ao atleta, seu técnico e seu clube, tão logo haja uma resposta oficial da PAN AM SPORTS quanto ao pedido de Substituição.

Solicitamos que o presente Boletim seja amplamente divulgado entre os seus clubes filiados e informamos que o original encontra-se assinado e arquivado nesta Entidade Nacional.

Atenciosamente,

Gustavo Otsuka, Supervisor de Natação

Eduardo Fischer, Diretor de Natação