<
>

Ana Marcela é ouro nos 5km na Coreia do Sul e se torna maior medalhista da história

Nesta terça-feira, a baiana Ana Marcela brilhou nos 5km, levou o ouro, foi ao pódio pela décima vez em Mundiais de esportes aquáticos e se tornou a mulher com mais medalhas de toda a modalidade.

Ana Marcela completou a prova de 5 km em 57min e 56s, subindo ao pódio pela vez de número 10, e utrapassou a holandesa Edith Van Dijk.

"Estou muito feliz. Nunca imaginei isso. Eu só queria ganhar, poder dar meu melhor. E é isso que eu faço quando caio na água. Dez medalhas, eu me sinto normal, continuo sendo a mesma Ana Marcela que disputou o primeiro Mundial, lá em 2006, com 14 anos. É um currículo e tanto, é um orgulho, mas nada altera minha cabeça", afirmou a brasileira.

As outras nove medalhas de Ana Marcela no Mundial são três ouros, duas pratas e quatro bronzes, somando então as dez que a colocam como maior medalhista da história.

Mantendo o ritmo no começo da prova e deixando o sprint para o final, a brasileira garantiu a vitória somente na batida de mão na chegada. A francesa Aurelie Muller ficou com a prata por apenas um segundo de diferença. Já a medalha de bronze acabou com empate entre a americana Hannah Moore e Leonie Beck, da Alemanha.

Com vaga garantida na Olimpíada em Tóquio, a nadadora volta à água nesta quarta-feira para disputar a prova de equipes, e também na quinta-feira, quando disputa a prova de 25km.