<
>

Ana Marcela termina em 5º no Mundial de maratona aquática e garante vaga na Olimpíada

Ana Marcela Cunha terminou a apenas seis décimos do pódio (Foto: Divulgação/CBDA)

Ana Marcela Cunha carimbou sua vaga para a Olimpíada de Tóquio de 2020 neste sábado. A brasileira terminou a prova dos 10 km do Campeonato Mundial de esportes aquáticos em Gwangju, na Coreia do Sul, na quinta colocação. Será o terceiro jogos olímpicos na carreira de Ana Marcela, que já esteve presente em Pequim 2008, quando ficou na quinta posição, e no Rio 2016, terminando na 11ª.

A brasileira terminou com o tempo de 1h54m50s5, a apenas seis décimos do pódio. A campeã foi a chinesa Xu Xin, que completou a prova em 1h54m47s2, nove décimos à frente da estadunidense Haley Anderson, que ficou com a prata. O pódio foi completado pela italiana Rachele Bruni, com 1h54m49s0.

Ana Marcela esteve no pelotão de frente desde o início. A brasileira optou pela estratégia de se alimentar apenas na segunda prova, o que permitiu que liderasse a prova durante um pequeno período, quando as adversárias fizeram a pausa. Depois de pegar alimento, a atleta caiu de posição e chegou a estar na décima posição.

Apesar disso, no sexta e última volta, Ana Marcela conseguiu tirar a diferença de oito segundos que a separava das primeiras colocadas. No sprint final, a brasileira imprimiu um ritmo muito forte, ultrapassando um bloco intermediário e encostando no pelotão de frente. O final da prova teve emoção, com posições definidas pelo photo finish. Além da quinta colocação de Ana Marcela, Viviane Jungblut terminou na 12ª posição.