<
>

Tainara Lisboa passa por cirurgia no joelho e projeta retorno ao UFC em 2024

Tainara Lisboa comemora vitória em sua estreia no UFC Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Em grande fase na carreira, Tainara Lisboa terá que passar um período afastada do octógono. No último sábado (1º), a lutadora brasileira passou por um procedimento cirúrgico no joelho esquerdo. A operação, realizada no Hospital São Lucas, em Ribeirão Preto (SP), foi um sucesso e a expectativa é de que o tempo de recuperação de ‘Thai Panther’ gire em torno de seis meses.

Durante o camp de preparação para sua mais recente luta no UFC, diante da compatriota Ravena Oliveira, Tainara sentiu um incômodo na região mas optou por permanecer no combate. Durante o confronto, porém, a lesão se agravou e a peso-galo (61 kg) sofreu um rompimento na cartilagem do joelho esquerdo. A fim de estar 100% o quanto antes, a atleta optou pela intervenção cirúrgica.

“Realmente para mim foi um pouco frustrante e triste, mas prefiro olhar por uma outra perspectiva. Hoje estou na maior organização do mundo e tenho mais motivos para me motivar a melhorar, sem falar no respaldo que o UFC me deu. Tenho usado isso como combustível para passar por esse momento. Inicialmente o protocolo é um pouco ‘chato’, são longos 45 dias sem poder dobrar o joelho, e depois aos pouquinhos junto com a minha fisioterapeuta (Alexandra) e meu preparador físico (Krom Guedes) dar andamento e “iniciar” os trabalhos de reabilitação. A previsão inicial é que em seis meses eu esteja recuperada e treinando tudo“, declarou a brasileira, através de comunicado enviado à imprensa.

Lesão freia ótimo início no UFC

Com status e bagagem de quem foi bicampeã mundial de muay thai, Tainara Lisboa estreou no Ultimate cercada de expectativas e não deixou a desejar. Diante de Jessica Rose Clark, em maio, a brasileira venceu por finalização. Já em outubro, contra Ravena Oliveira, ‘Thai Panther’ conquistou novo triunfo – desta vez por decisão unânime dos juízes. Em alta no UFC, a striker terá que ficar de molho até, no mínimo, meados de 2024 para se recuperar da contusão no joelho.