Brasileiro recuperou o cinturão do peso mosca em trilogia com Brandon Moreno
Deiveson Figueiredo (21-2-1) entrou no octógono neste sábado no UFC 270 para a trilogia contra Brandon Moreno e recuperou o cinturão do peso mosca da organização com uma vitória por decisão unânime.
Com a vitória sobre Moreno, Deiveson colocou o Brasil em um patamar de domínio nunca antes visto dentro do UFC.
Com Deiveson voltando a ser campeão dos moscas, o Brasil, país mais tradicional na organização ao lado dos Estados Unidos, pela primeira vez em sua história tem quatro campeões lineares simultâneos.
Em 2012, durante o grande "boom" do MMA no país, houve um momento com quatro brasileiros campeões: José Aldo (penas), Júnior Cigano (pesados), Anderson Silva (médios) e Renan Barão (galos). Porém, Barão era o dono do cinturão interino, só sendo campeão linear em 2014, após Dominick Cruz ficar quase 2 anos afastado por lesões e não conseguir defender o título.
Já houve um breve período em 2021 em que o Brasil teve quatro cinturões ao mesmo tempo, mas com três atletas diferentes, já que Amanda Nunes era campeã do pesos pena e galo feminino simultaneamente, enquanto Charles do Bronx e Deiveson Figueiredo eram os donos dos títulos dos leves e mosca.
UFC 270: Veja o recado de Deiveson Figueiredo após recuperar cinturão dos moscas
Brasileiro bateu Brandon Moreno após cinco rounds em uma luta incrível no UFC 270 | via @wallidjfc
Atualmente, o Brasil conta com quatro cinturões: Glover Teixeira (pesados), Charles do Bronx (leves), Deiveson Figueiredo (moscas) e Amanda Nunes (pena).
O UFC conta atualmente com 8 categorias masculinas e 4 femininas, e o Brasil é o país com mais campeões, logo à frente dos Estados Unidos, com 3 detentores de cinturão.
UFC 270: Ngannou vence Gane na luta agarrada, mantém cinturão e segue à espera de Jon Jones
O camaronês segue como campeão da categoria e dá ao rival francês a sua primeira derrota em 11 combates no MMA profissional.