<
>

UFC: De 'risco de morte' ao vinho: relembre a rivalidade entre Adesanya e Borrachinha, aniversariante do dia

play
Adesanya diz que Borrachinha é seu 'antagonista' e comenta que 'mal pode esperar' para acabar com o brasileiro (1:29)

Lutador falou que luta contra o brasileiro irá sair, não importa como (1:29)

play
0:54

Adesanya 'amassa' Borrachinha, vence fácil e ainda provoca no fim; veja

Brasileiro não teve chances e acabou derrotado

O nome mais falado do MMA brasileiro completa 30 anos nesta quarta-feira (21). Paulo Borrachinha acabou não conseguindo conquistar um cinturão do UFC até agora, mas, mesmo assim, se tornou o lutador mais conhecido do país no momento. Mérito dele e do ótimo trash talking que fez para conseguir e promover a sua luta contra o campeão Israel Adesenya.

No dia do aniversário do brasileiro, nada melhor, então, que recuperar as melhores frases e vídeos da maior rivalidade do MMA nos últimos tempos.

* Conteúdo patrocinado por Sportingbet

Antes da luta ser marcada

O trash talking já foi um dos grandes segredos para Borrachinha atrair a atenção de Adesanya e Dana White r conseguir a luta pelo título.

“Eu não gostaria que o Adesanya lutasse contra mim, porque ele vai correr risco de morte. Ele não tem estrutura física para aguentar lutar contra alguém com golpes tão potentes como eu. Acho que ele vai correr esse risco”, Borrachinha, em 25 de setembro de 2019

“Eu realmente quero quebrar a cara do Adesanya. É pessoal com ele. Não consigo esconder. Nós precisamos provar isso no octógono. Falar sobre bomba é tudo que esses caras conseguem fazer contra mim. Mas eu nunca falhei em nenhum desses testes (antidoping)", Borrachinha em 4 de outubro de 2019.

E deu certo! Em 5 de outubro de 2019, Adesanya unificou o cinturão dos pesos médios ao bater Robert Whittaker e, com Borrachinha na plateia, virou seus canhões para o brasileiro.

"Agora eu tenho esse balão excessivamente inflado pela frente. Vou arrebentar a cara dele", disse.

play
1:04

UFC | Promessa de morte, 'ele é burro' e muito mais: relembre as ofensas trocadas entre Adesanya e Borrachinha desde antes da luta ser marcada

Rivais se cutucam há muito tempo pelo cinturão dos médios

Borrachinha, claro, não perdeu a chance de agarrar o trash talking e conseguir o combate.

"Eu posso matá-lo. Acredito que sou o cara mais perigoso da minha divisão, o peso-médio. E quando eu colocar as mãos em sua cabeça, seu corpo, ele vai sentir muito. Sinto que ele pode morrer, com certeza. Agora nós só temos uma luta a fazer. Sou eu contra Israel. Quero essa luta com toda a minha alma. Vou arrancar a cabeça dele do cage”, disse, ainda no mesmo dia.

E as trocas de ofensas continuaram.

“Eu queria enfrentar logo o ‘Borrachinha’, porque quero ter a oportunidade de bater nele antes que a USADA o pegue. Estava ansioso para essa luta, porque sei que seria muito vendida, com bons números. Ele tentaria falar mal de mim com seu péssimo inglês, e eu o envergonharia, tanto nos microfones, quanto no octógono”, Adesanya, em 11 de novembro de 2019

“Adesanya está está com medo, ele mesmo sabe. Ele tenta parecer bem, mas são todos magros e frágeis que ele sentiu medo de lutar contra homens poderosos. Africano frouxo!”, Borrachinha, em 19 de novembro de 2019.

A luta ficou perto de ser marcada, mas o brasileiro precisou passar por uma cirurgia, e Adesanya acabou enfrentando Yoel Romero. Mas as ofensas nunca pararam!

"Se me colocarem perto do Adesanya ali, eu meto a mão nele. Não estou nem aí. Eu meteria a mão nele se ele falar m***. Eu já não gosto dele, se ele mostrar o dedo para mim de novo, eu quebro ele lá dentro mesmo. Se ele aparecer aqui agora, eu arregaço ele, vou para cima dele", Borrachinha em 6 de março de 2020

E Adesanya voltou a falar do brasileiro após uma vitória, dessa vez diante de Romero.

“Esse cara vai vir para cima e tentar me f... Mas vamos ver quem é o maior filho da p... Eu vou f... esse filho da p...”

Luta marcada

Borrachinha seguiu forçando e cobrando o duelo.

“Me mande a m*** do endereço dele (Adesanya) e eu vou obrigá-lo a assinar a droga do contrato agora. Dobre seus joelhos”, disse em 28 de junho de 2020

Até que a luta foi finalmente confirmada em agosto, marcada para acontecer um mês depois.

- 21 de agosto de 2020

Os encontros

Os dois chegaram a participar de uma entrevista quente na ESPN.

play
0:57

Adesanya 'se declarou' mostrando os dedos, xingou em português, e Borrachinha quase tirou a camisa em entrevista bizarra no SportsCenter

Rivais no UFC 253, dupla deu entrevista ao SC dos Estados Unidos

“Só tenho uma pergunta. Adesanya, por que você ficou congelado quando enfrentou (Yoel) Romero? Você não é um campeão de verdade, cara, você não merece. Vou te matar. Ele sabe que não pode levar dois ou três golpes duros no rosto, no corpo que será quebrado. Ele já sabe disso porque foi nocauteado duas vezes. Imagine o que posso fazer com ele, com seu corpo magro e frágil", disse Borrachinha ao rival em 25 de agosto de 2020.

Até que os dois finalmente chegaram na Ilha da Luta.

O primeiro encontro foi no hotel. E até com um respeito mútuo surpreendente.

Já na semana da luta, Borrachinha deu uma declaração que passou desapercebida. Mas guarde esse fato!

"Quando tenho dificuldade para dormir, recorro ao vinho e aí tomo uma taça, duas taças no máximo. Tem um pouco de carboidrato, mas é o que me faz dormir", disse em 22 de setembro de 2020

E a semana toda foi de troca de farpas. Até um entrevero na encarada, com uma faixa branca como protagonista.

Depois da luta

A luta aconteceu em 26 de setembro, com uma vitória por nocaute de Adesanya. E muita polêmica, com direito a "sarrada" do campeão para cima do brasileiro.

play
0:54

Adesanya 'amassa' Borrachinha, vence fácil e ainda provoca no fim; veja

Brasileiro não teve chances e acabou derrotado

E, claro, muita provocação.

"Eu falei, ele é burro e eu sou inteligente. Eu sou o mais inteligente desse jogo", disse Adesanya.

play
1:46

Após UFC 253, Adesanya ironiza, gargalha com resposta de Borrachinha e dispara: 'Ele precisa engolir'

Campeão peso-médio não se aguentou e deu risada do pedido de revanche do brasileiro

A primeira manifestação de Borrachinha foi simples.

"Retornarei melhor, como sempre!", disse no dia seguinte.

Mas o clima logo voltou a ficar quente.

“Da próxima vez, não vai acontecer, não vou ficar esperando. Aconteceram alguns problemas, mas não vou dar desculpa nenhuma. A luta já acabou, ele ganhou, mas garanto para você que a próxima será diferente. Se ele continuar campeão, quando eu encontrar com ele, vai ser diferente.”, disse em 28 de setembro.

"Venho aqui falar sobre as ações que o lixo humano teve após a nossa luta. Não vi quando eu estava no octógono, mas vi agora. Desaprovo 100%. Para mim, agora é pessoal. Ninguém vai me parar. Ninguém consegue me parar. Quero minha revanche. Você sabe que estou esperando por você. Algo aconteceu antes da luta, não estou aqui para criar desculpas para meus fãs, mas estarei 100% para lutar com ele e fazê-lo pagar. Marquem minhas palavras", completou no mesmo dia.

“Em 100 vezes que eu te encontrar, eu te apagarei em 99. Assina logo e cala a boca!”, postou no Instagram em 4 de outubro.

Até que, em fevereiro deste ano, chegou a declaração mais famosa e envolvendo o vinho.

"Lutei meio bêbado, de ressaca. Não conseguia dormir por causa das câimbras. A luta lá acontece 9h da manhã, a gente tem que acordar às 5h. Até 2h30 eu não tinha dormido. Aí foi um erro meu, mas para tentar dormir eu tomei vinho, muito vinho, uma garrafa para tentar apagar. Virei. Foi uma sensação muito diferente", disse Borrachinha.

play
2:27

Adesanya pede para Borrachinha 'parar de inventar desculpas': 'Ele só parecia bêbado quando o arrebentei'

Adesanya falou com exclusividade à ESPN

Borrachinha acabou zoado ao redor do mundo. Mas a "estratégia" da frase deu certo. Na mesma semana, Adesanya enfrentou e foi derrotado por Jan Blachowicz. E falou de Borrachinha mais uma vez depois da luta.

"Eu não pude dormir ontem à noite. Mas ao invés de beber vinho, eu estava me drogando. Eu fiquei acordado e Bruce Buffer me deu um desse (mostrando uma garrafa de bebida). Provavelmente eu deveria ter tomado, eu teria dormido, mas...", disse, lembrando a frase do vinho.

E a esperança de uma revanche está no ar!

"Para mim, tenho desprezo por ele, raiva. É um cara sujo, mau-caráter. Ele vai ser cobrado, porque não teve atitude de ser humano, de caráter, usou um momento que estava ali meio desacordado para fazer uma brincadeira... O que tenho com ele é pessoal, vai ser cobrado. Lógico, quero lutar com ele", disse Borrachinha em 16 de março.