<
>

UFC: Como foi a luta em que Poatan acertou 'toque da morte' e fez Adesanya precisar de balão de oxigênio

play
Único a nocautear Adesanya, Poatan fala sobre revanche no UFC: 'Se quisesse lutar, não esperaria' (1:14)

Brasileiro comenta a conduta de seu possível adversário (1:14)

Alex Poatan é o único homem do mundo a nocautear Israel Adesanya - e ainda fez o campeão do UFC precisar de oxigênio


O Brasil está muito perto de ter mais uma chance de retomar o cinturão dos médios do UFC, que por tanto tempo foi de Anderson Silva. Alex Poatan deu mais um show no final de semana e agora só aguarda a confirmação oficial de que terá um velho conhecido pela frente: o campeão Israel Adesanya.

Os dois já se enfrentaram duas vezes, ambas no kickboxing. E o brasileiro é a grande pedra no sapato na carreira do nigeriano. São duas vitórias de Poatan, sendo a segunda com um nocaute que ficou mundialmente famoso simplesmente por fazer Adesanya ser retirado do ringue de maca e com um balão de oxigênio.

Essa segunda luta aconteceu em São Paulo, no 4 de março de 2017 – na primeira, no ano anterior, o brasileiro havia vencido na decisão unânime dos jurados.

E a verdade é que a luta não foi nada fácil, como o resultado final pode fazer parecer.

O primeiro round foi bem equilibrado. Poatan até dominou um pouco mais o ringue na primeira metade, mas Adesanya respondeu e foi para cima no final. Ambos acertaram bons golpes, sem que houvesse um domínio tão claro de ninguém.

O segundo assalto, porém, foi totalmente do nigeriano. Com um minuto e meio, ele enquadrou o brasileiro e acertou golpes pesadíssimos com a mão direita. Foram pelo menos 10 cruzados no rosto que fizeram Poatan balançar. A sequência final, com uma joelhada e um cruzado, chegou a fazer o juiz interromper a luta e abrir contagem.

Alex conseguiu continuar e não só sobreviveu até o fim do round, como conseguiu uma reviravolta que muitos não esperavam. Com 42 segundos do assalto final, o brasileiro partiu para uma sequência. Mandou primeiro um cruzado de direita. Adesanya conseguiu desviar, mas acabou caindo em uma “armadilha” e viu a mão esquerda de Poatan acertar em cheio o seu queixo.

O atual campeão do UFC já caiu completamente nocauteado. O brasileiro ainda aproveitou para tirar onda e gritou na cara do adversário caído.

O golpe foi tão forte que deixou Adesanya atordoado por um bom tempo. Os vídeos disponíveis hoje na Internet não mostram, mas uma foto tirada por Marcos Santos, da Revista Pegada, registrou o momento em que o nigeriano precisou até de um balão de oxigênio para conseguir recobrar a consciência com mais rapidez e conseguir ficar em pé para o anúncio do resultado oficial.

O nocaute foi o único sofrido por Adesanya até hoje na carreira de 105 lutas profissionais (75 no kickboxing, 24 no MMA e mais 6 no boxe). E, claro, incomoda bastante o atual campeão do UFC, que sempre tem que falar sobre isso – e chegou até a dar uma declaração bem contestável na semana passada para defender que o próximo encontro entre os dois será diferente.

“Isso não é kickboxing, isso é MMA. Estas não são grandes luvas de travesseiro. São armas mortais de quatro onças que mal posso esperar para enfiar na cara dele”, disse o nigeriano.

“Não entendi o que ele quis dizer de uma luva que eu nocauteei ele e estamos falando de uma luva (de MMA) agora que é uma arma. Vimos do jeito que ele saiu (da luta em que foi nocauteado), com balão de oxigênio com uma luva de travesseiro, então como seria com uma luva de MMA? Queria entender, fiquei confuso”, respondeu Poatan.

Mas agora não haverá para onde correr: as respostas dessas provocações devem sair em breve – possivelmente até o final desse ano.