<
>

Pan: Samanta Soares é ouro e Brasil fecha dia com cinco medalhas no judô; veja os resultados

Samanta Soares comemora ao vencer luta no Pan de Santiago Al Bello/Getty Images

O judô brasileiro voltou ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta segunda-feira (30), Samanta Soares conquistou a medalha de ouro na categoria até 78 kg.

Na final, a brasileira derrotou Sairy Colon, de Porto Rico e levou a medalha dourada logo em sua primeira participação no Pan.

Além dela, outros brasileiros também conquistaram medalhas nesta tarde. O primeiro a competir foi Rafael Macedo, que por causa de um golpe ilegal, acabou desclassificado e derrotado pelo cubano Ivan Silva na final, ficando com a prata na categoria até 90 kg.

Já Kayo Santos, que havia perdido na semifinal dos atletas até 100 kg, se recuperou o e levou o bronze, ao bater o cubano Liester Cardona na disputa de 3º lugar. Leonardo Gonçalves, que também sonhava com o bronze na mesma categoria, terminou sem chances de medalha.

Em outras disputas pelo bronze, Bia Souza dominou a venezuelana Amarantha Urdaneta e venceu com facilidade, enquanto Rafael Silva, o Baby aplicou um lindo ippon no canadense Marc Deschênes e também terminou na 3ª colocação.

No domingo, o Brasil já tinha conquistado outras três medalhas. Dois ouros, com Gabriel Lira Falcão e Guilherme Schimidt, e um bronze, com Ketleyn Quadros.