A Garena anunciou nesta sexta (14) os planos para os torneios internacionais de Free Fire. Segundo o comunicado à imprensa, o mundial de Free Fire teve que ser cancelado, em seu lugar será criado a Free Fire Continental Series (FFCS), séries de torneios continentais que reunirá os melhores times do mundo em competições separadas por blocos.
Segundo a Garena, o cancelamento do maior torneio da categoria teve que ser substituído “Por medida de segurança, a FFCS vai substituir o Free Fire World Series (FFWS), reforçando o compromisso da Garena em trazer mais conteúdo para a comunidade”.
A FFCS será realizada totalmente online e terá premiação total de US$ 300 mil para cada região: Américas, Ásia e Europa, Oriente Médio e África (EMEA). Além da competição, os eventos vão trazer recompensas in-game com o tema da FFCS.
De acordo com o comunicado os torneios da FFCS serão regionalizados e organizados simultaneamente. O Free Fire Americas Series reunirá os melhores times do Brasil e América Latina. O Free Fire Asia Series será o palco para treunir as equipes de Taipé Chinês, Índia, Vietnã e outros mercados da região. No Free Fire EMEA Series, reúne jogadores da Europa, Rússia, Oriente Médio e Norte da África (MENA).
A Garena informa que os torneios vão seguir no formato de seis quedas em três mapas (Bermuda, Purgatório e Kalahari). As séries vão iniciar em 21 de novembro e as finais serão realizadas nos dias 28 e 29, variando o dia conforme a região. O sistema de pontuação seguirá por pontos corridos, obtidos por cada abate e a posição da tabela no final da queda.
A Garena informa ainda que detalhes sobre a FFCS serão anunciados nos próximos meses.
Em janeiro a Garena realizou um evento em São Paulo para divulgar o calendário e torneios de Free Fire. Na ocasião, foi dito que o Mundial aconteceria no Brasil, assim como aconteceu em 2019. Entretanto, devido à pandemia do COVID-19 decretada em março, os planos mudaram e os torneios da categoria passaram a ser realizados em ambiente online.
Em Abril a pandemia obrigou a Garena a cancelar a Free Fire Champions Cup (FFCC) 2020, o torneio era a primeira etapa qualificatória rumo ao campeonato mundial Free Fire World Series (FFWS) deste ano. Até então, a FFCC estava suspensa desde início de março.
"Gostaríamos de garantir aos fãs que exploramos todas as possibilidades antes desta decisão de cancelar completamente a FFCC 2020. Nossa equipe de eSports de Free Fire tem monitorado a situação de perto e prestado atenção às recomendações das autoridades relevantes", declarou a empresa na ocasião.
Além do Mundial de Free Fire, o Brasil ainda tem em seu calendário de esports a realização do ESL One Rio, o único Major de Counter-Strike a ser realizado em 2020. Até o momento a ESL, que organiza o evento, mantém os planos de realização do evento.
