Poucas foram as equipes que superaram a Astralis numa decisão de um torneio de Counter-Strike: Global Offensive na última temporada. A FaZe Clan foi uma das que realizaram tal feito na final da IEM Sydney em maio. Confiante, ao ESPN Esports Brasil, Nikola "NiKo" Kovač afirma que "ainda temos a capacidade de derrubar a Astralis. Provamos isso algumas vezes e vamos provar novamente".
Os dinamarqueses junto com a própria FaZe e a brasileira MIBR são algumas das participantes do primeiro Major da temporada consideradas candidatas ao título do IEM Katowice. NiKo concorda e ainda coloca no bolo das favoritas Team Liquid e Natus Vincere (Na`Vi).
"É óbvio dizer que a Astralis é o time com maior chance de ganhar o Major por conta do incrível resultado que mostrou no ano passado, mas colocaria nós, Liquid MIBR e Na`Vi como candidatos ao título", opina o capitão da equipe europeia.
Questionado pela reportagem sobre quais equipes considera como principais adversárias da FaZe na luta pelo título, NiKo fala que "nunca tivemos problemas jogando contra nenhuma equipe de ponta. Sempre foi o nosso jogo e não o time que enfrentamos". O jogador relembra que "vencemos todos esses times várias vezes em mata-mata e finais, então se fizermos a preparação que planejamos tudo virá para nós e nada para quem estamos enfrentando".
EXPECTATIVAS E PREPARAÇÃO
O IEM Katowice é o Major que abre a temporada deste ano. Além da FaZe outras grandes equipes estão na disputa não só pelo título do “Mundial”, como também pela premiação de US$ 1 milhão.
Aos torcedores da FaZe, NiKo promete que a equipe vai se mostrar "melhor do que fizemos no último Major e no ano, no geral". O capitão revela que as expectativas "são muito altas": "Diria que alguns de nossos jogadores, incluindo eu, nunca ganharam um Major antes, mas já disputamos finais. Então, qualquer outra coisa além de levantar o troféu seria uma decepção".
Antes de estrear no Major a FaZe fez uma breve parada nos Estados Unidos para disputar o Eleague Invitational. A equipe não começou bem a competição, mas finalizou-a comemorando o título. NiKo explica que "nós participamos do Eleague Invitational só para podermos ter alguma experiência presencial com nossos novos jogador e treinador antes do Major, o que acho que realmente foi importante". O capitão aponta que "a melhor coisa que mostramos naquele evento foi nosso mental. Tivemos vários comebacks durante o campeonato. Nunca desistimos".
O bósnio revela que a equipe vem trabalhando desde o fim do Eleague "no map pool, adicionando mais táticas em alguns mapas e ajustando algumas posições - tentando usar todos da melhor maneiras possível".
Nesse torneio a FaZe ficou frente a frente com outras equipes que estão disputando o Major, como Cloud9, BIG e compLexity. NiKo afirma que o time de Fabien "kioShiMa" Fiey foi o que mais o impressionou: "Eles realmente mostraram um bom CS como um time e a maioria de seus jogadores tem evoluído individualmente"
O capitão da FaZe fala ainda sobre as apresentações feitas por Timothy "automatic" Ta: "Também fiquei surpreso o quão bom automatic está com a AWP".
ADREN E YNK
A FaZe disputará o IEM Katowice com uma formação diferente da que terminou o Faceit London entre as oito primeiras colocadas. Fin "karrigan" Andersen foi colocado na reserva e substituído por Dauren "AdreN" Kystaubayev. Além disso, o clube reforçou a comissão técnica do time com o treinador sérvio Janko "YNk" Paunović.
Questionado sobre a possibilidade de YNk ser utilizado como uma "arma secreta" num eventual confronto frente o MIBR, NiKo afirma não crer "que a experiência dele no MIBR tenha um enorme impacto num possível duelo uma vez que o time vai mudar o estilo de jogo por conta das saídas de Stewie e Tarik".
O bósnio diz ainda não ter "ideia do que esperar do MIBR. Acho que vão voltar para o estilo que costumavam jogar antes, forçando os adversários a cometerem erros".
2017 GLORIOSO E 2018 NEM TANTO
Se ano passado a FaZe Clan teve rendimento bem abaixo do que a comunidade esperava do time, em 2017 a equipe foi uma das que dominou o cenário internacional de Counter-Strike. Naquela temporada os europeus conquistaram diversos torneios importantes como a quarta temporada da Esports Championship Series (ECS) e a Eleague Premier
NiKo concorda: "O ano de 2018 foi muito difícil para a nossa equipe e chegamos ao poço quando fomos eliminados ainda na Fase de Grupos do ESL One New York. Tivemos muitos altos e baixos. Terminamos o último IEM e o Major de Boston em segundo lugar, utilizamos um jogador substituto por três meses e vencemos dois grandes eventos usando dois suplentes diferentes", analisa.
O capitão da FaZe afirma que "a primeira parte do ano não foi tão ruim considerando que perdemos duas finais muito próximas uma da outra e tivemos que jogar com um substituto por alguns meses, sendo que ainda conseguimos ganhar dois eventos. Mas a segunda parte foi na qual desapontamos a todos e a nós mesmos, o que nos levou a mexer no elenco".
O primeiro Major de 2019 será disputado numa cidade que a FaZe conhece bem e já fez boas apresentações. Nas duas vezes em que esteve em Katowice, na Polônia, o time terminou as finais do IEM com o vice-campeonato: em 2017 para a Astralis e, na última temporada, para a fnatic.
Será também na cidade polonesa que a FaZe terá a primeira oportunidade no ano em mostrar ao mundo que realmente quer retornar ao topo do Counter-Strike. NiKo fala que "não sentimos nenhuma pressão indo para este Major" e revela que "sempre gostamos e adoramos jogar em Katowice, onde coneguimos disputar duas finais seguidas e acredito que este será o terceiro, sendo que vamos sair com o troféu desta vez".
COMANDADO POR UM BRASILEIRO
Um dos donos da FaZe Clan é brasileiro. Trata-se de Thomas "Temperr" Oliveira. Além disso, a organização aposta numa equipe nacional de Rainbow Six e, no Counter-Strike, conta com vários torcedores no País. Por conta disso, muitos imaginam como seria uma final entre o time comandado por NiKo contra o MIBR.
O capitão relembra que "jogamos muitas finais contra MIBR no passado" e revela que "sempre foi incrível jogar contra eles". NiKo fala ainda sobre o período "em que não conseguimos vencê-los". "Seria bom jogar contra eles na final para que a gente consiga se vingar de todas as finais que perdemos para eles", finaliza.
