Com os términos dos Minors e da repescagem destinada às equipes que terminaram as seletivas na terceira colocação, a lista de participantes do Major de Counter-Strike: Global Offensive que abrirá a temporada 2019 está completa. Os 24 times que disputarão a IEM Katowice 2019 iniciam agora a preparação final.
Ence eSports, NRG Esports, Avangar, Renegades, Team Vitality, Furia Esports, Team Spirit, Grayhound Gaming, Winstrike e ViCi Gaming são as equipes que ficaram com as últimas dez vagas para o Major. Abaixo, o ESPN Esports Brasil resumirá cada uma das seletivas e mostrará como os times se classificaram para a IEM Katowice
EUROPE MINOR
O classificatório europeu foi um dos primeiros a ser disputado, acontecendo de 16 a 20 de janeiro..A finlandesa Ence e a francesa Team Vitality foram aquelas que terminaram a seletiva comemorando a classificação para o Major, enquanto a dinamarquesa North ficou em terceiro e teve que disputar a repescagem.
Ence e Vitality fizeram campanhas semelhantes na Fase de Grupos, com ambas fechando a primeira parte da seletiva na ponta das chaves. A alemã Valiance e dinamarquesa North foram as outras equipes que avançaram para a Fase Eliminatória.
Os franceses estrearam no Minor europeu vencendo a dinamarquesa OpTic Gaming por 16 a 8 na Dust II. Pelo mesmo placar, só que na Train, os finlandeses bateram os turcos da Space Soldiers. A Vitality avançou para o mata-mata com um 2 a 1 sobre a Valiance, enquanto a Ence se classificou para a Fase Eliminatória batendo a búlgara Windigo por 2 a 0.
Na repescagem do Grupo A aconteceu um dos resultados mais surpreendentes do Europe Minor: a eliminação da mousesports após derrota na repescagem para a Valiance por 2 a 0. O confronto que fechou o Grupo B foi vencido pela North, por 2 a 1, sobre a Windigo.
A Ence foi a melhor equipe do mata-mata e a primeira a garantir vaga no Major após passar pela Valiance na semifinal com triunfo de 2 a 1 e bater a North na decisão num disputado 2 a 0. A Vitality, por outro lado, acabou caindo para a tabela dos perdedores após perder para a North na semifinal. Contudo, na repescagem do Minor a equipe francesa doutrinou os oponentes. A primeira vítima foi a Valiance por 2 a 1 e a vitória que levou o time para a IEM Katowice foi obtida contra a própria North, de virada, pelo mesmo placar.
CIS MINOR
O classificatório destinado à Comunidade dos Estados Independentes (CIS em inglês) foi disputado ao mesmo tempo que o europeu. A cazaque Avangar e a russa Team Spirit foram as equipes que ganharam o direito de representar a região no Major. Já a também russa Winstrike terminou em terceiro lugar e, com isso, foi para a repescagem.
Spirit e Winstrike foram as equipe que terminaram a Fase de Grupo nos lugares mais alto das chaves, enquanto Gambit Esports e Avangar fecharam os classificados para a Fase Eliminatória.
Uma das principais equipes da região, a Avangar foi a primeira a comemorar a classificação para o Major. A equipe avançou para a IEM Katowice após derrotar em sequência Team Spirit e Winstrike.
A Spirit foi quem dominou a tabela dos perdedores. Com um 2 a 0 a equipe eliminou a campeã mundial Gambit e, vencendo a Winstrike por 2 a 1, conquistou a segunda vaga para o Major.
AMERICAS MINOR
Com a participação de quatro equipes brasileiras o Americas Minor terminou com NRG Esports e Furia Esports ficando com as vagas para o Major e Envy tendo que disputar a repescagem dos terceiros colocados.
O time norte-americano e os Panteras foram dominantes durante a Fase de Grupos. A NRG fechou o Grupo A na liderança após triunfar sobre Imperial e-Sports e Bravado Gaming, enquanto a Furia terminou na primeira colocação do Grupo B por conta das vitórias sobre eUnited e Envy.
Também se classificaram para o mata-mata do Minor americano a INTZ e Envy.
A NRG não deu chance aos adversários que enfrentou na segunda parte da seletiva. Na semifinal a equipe derrotou a conterrânea Envy por 2 a 0 e, pelo mesmo placar, bateu a Furia no confronto que definiu o primeiro classificado.
Adversários de chave, Furia e Envy voltaram a se enfrentar na repescagem. Os Panteras, mais uma vez, saíram com a vitória. Com um 2 a 0 o time brasileiro avançou para o Major.
ASIA MINOR
Ao mesmo tempo da seletiva americana, o Asia Minor foi disputado. As australianas Grayhound Gaming e Renegades são as equipes que conquistaram o direito de representar a região, enquanto chinesa ViCi Gaming foi para a repescagem.
Renegades e MVP PK foram as melhores equipes da Fase de Grupo, seguidas de perto por Grayhound e ViCi. Pelo Grupo A, o time australiano derrotou Aequus Club e a conterrânea Grayhound. Já pelo Grupo B os sul-coreanos bateram a Beyond Esports e os compatriotas da Gosu.
Os Cowboys foram os primeiros a comemorarem a classificação para o Major. A Renegades conquistou a vaga após derrotar em sequência ViCi e Grayhound por 2 a 1.
Derrotada na primeira decisão da seletiva, a Grayhound não deu mole na chance seguinte. De virada, a equipe australiana bateu o time chinês e se classificou para a IEM Katowice.
REPESCAGEM
Nesse domingo (27) as quatro equipes que terminaram as seletivas na terceira colocação se enfrentaram em busca das últimas duas vagas para o Major.
Presente no último “Mundial” da modalidade, a Winstrake também conseguiu se classificar para a IEM Katowice. Isso aconteceu após a equipe superar Envy e ViCi, respectivamente.
A derrota na decisão pela primeira vaga não abalou o time chinês. Numa disputada série contra a North, a ViCi também avançou para o Major após derrotar o dinamarqueses por 2 a 0.
O MAJOR
A edição deste ano da IEM Katowice foi a escolhida para abrigar o primeiro Major de 2019. O “Mundial” de CS:GO será disputado de 13 de fevereiro a 3 de março na Polônia. São 24 equipes participantes e premiação de US$ 1 milhão.
Astralis, Natus Vincere, MIBR, Team Liquid, compLexity Gaming, BIG, HellRaisers e FaZe Clan são as equipes que carregam o status de Lendas por terem terminado o último Major entre os oito primeiros colocados.
Já entre os participantes que receberam o status de Desafiantes estão os dez classificados via major e o sexteto formado por Ninjas in Pyjamas, fnatic, G2 Esports, Vega Squadron, cloud9 e TyLoo - equipes que terminaram o Faceit Major entre a quinta e décima quarta colocação.
