Os meses que antecedem um grande lançamento como FIFA 19 ou Pro Evolution Soccer 2019 são de muito trabalho e planejamento por parte seus desenvolvedores. No entanto, por se tratar de simuladores de esportes reais, ambos os games são suscetíveis à problemas externos. Assim como PES em 2017, um problema bate à porta de FIFA 19: sua capa.
FIFA 19 será lançado em 28 de setembro e terá versões para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Faltando pouco tempo para seu lançamento, o material promocional já está em desenvolvimento, se não pronto. Pelo segundo ano consecutivo, o português Cristiano Ronaldo é o grande destaque da versão básica de FIFA. Já na edição “Champions Edition”, o jogador do Real Madrid divide a capa com Neymar.
Durante a EA Play, cerimonia da Electronic Arts na E3 realizada em 09 de junho, a capa foi divulgada, assim como trailers e diversos artigos que dependem de certos parâmetros para respeitar a realidade.
Two champions on one cover. Only on the #FIFA19 Champions & Ultimate Edition 👉https://t.co/ykq6t3EdJZ pic.twitter.com/K6Z9OTxEL8
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) 9 de junho de 2018
O problema começa quando os dois jogadores, Cristiano Ronaldo e Neymar, são peças centrais nas janelas de transferências que acontecem pelo menos duas vezes ao longo do ano, sendo a que antecede a abertura da temporada a mais importante.
Desde 2009, o português defende o Real Madrid. Desde o ano passado, o brasileiro defende o Paris Saint-Germain. As especulações colocam Cristiano Ronaldo no Manchester United, clube que já defendeu em sua guerra. Já uma notícia mais impactante na imprensa esportiva mundial é da possível troca entre as equipes dos atletas, com CR no PSG e Neymar no Real.
Uma troca dessa pode afetar planos já traçados pela EA em relação a identidade visual, que inclui a capa, até elementos importantes na programação do game, como menus e vídeos. Uma vez concretizadas as mudanças, elementos visuais e a programação dos jogos poderiam ser duramente afetados.
A EXPERIÊNCIA DO ADVERSÁRIO
Esse possível problema para EA já afetou o grande rival de FIFA, o game Pro Evolution Soccer. Em maio de 2017, a Konami anunciou as primeiras informações de PES 2018. O game, que seria lançado em 12 de setembro de 2017, tinha como destaque na capa e material divulgado o time do Barcelona, que na época contava com Neymar. Com a transferência do brasileiro para o Paris Saint-Germain, a Konami teve que contornar a situação.
O game foi lançado com Neymar ainda no Barcelona e presente na tela principal do game. Três dias depois, uma atualização colocou o brasileiro no Paris Saint-Germain e uma nova imagem no menu principal. A capa teve que ser modificada: Luiz Suárez foi o destaque na capa da versão europeia do game, enquanto Philippe Coutinho estampou a versão brasileira de PES 2018.
