Sacy, murizzz, mwzera e Saadhak conversaram com a gente para falar sobre o iniciador
A última adição de VALORANT ao seu plantel de agentes, foi o iniciador Gekko. Agora com algumas semanas desde o início das ligas internacionais do FPS, a comunidade passou a ver o personagem aparecer volta e meia durante as disputas. Fazendo a cobertura da primeira semana do VCT Américas diretamente de Los Angeles, o ESPN Esports Brasil aproveitou para colher a opinião de cinco jogadores brasileiros sobre Gekko.
Matias “Saadhak”, Gustavo “Sacy”, Leonardo “mwzera” e Murillo “murizzz” conversaram com a redação durante a primeira semana do campeonato para comentar sobre os pontos fortes e fracos do novo iniciador.
A primeira aparição do agente aconteceu durante a estreia da vice-campeã do VCT LOCK//IN e atual líder do VCT Americas no próprio campeonato americano: LOUD. Estreando o agente no campeonato, Saadhak comentou sobre o que achou do novo iniciador e como ele pode se encaixar nas equipes dependendo do estilo de jogo.
“Cara, acho que ele realmente é muito útil, mas depende do time. Depende muito das características do time, existem times que trabalham um pouco mais devagar e outros que gostam mais de acelerar. Tem diversos estilos de jogo muito bom, porque o Gekko permite isso. Permite mandar o Wingman plantar [a spike] e fazer muita coisa diferente. Não sei se está roubado, mas está encaixando conosco e com o que queremos”, comentou o capitão da equipe.
Apesar disso, no jogo contra a FURIA, a LOUD deixou o agente de lado e voltou às suas origens colocando em jogo dois duelistas - com Saadhak utilizando a Raze, ao invés do Gekko. Levando a primeira série disputada contra a LOUD como exemplo, murizzz do MIBR observou o trabalho feito pela adversária com o novo iniciador em comparação com a duelista brasileira.
“No primeiro mapa, não sentimos tanta diferença do Gekko pra Raze, que eles usavam antes. Inclusive, acho um pouco mais fraco, apesar de termos tomado um espanco. Em questão de macro é mais fraco. No segundo mapa eu senti bastante impacto, eles estavam condicionando bastante o jogo tentando plantar com o Wingman, então tava um jogo bem diferente e demorando pra adaptar”, analisa o comandante do MIBR.
E ninguém melhor do que o próprio @loud_saadhak pra comentar sobre as escolhas de agentes, incluindo o Gekko, que acabou de chegar no competitivo!#VCTAmericas
— VALORANT Esports BR (@valesports_br) April 8, 2023
🔴 https://t.co/7XgmsWJVtI pic.twitter.com/jW5vvEifbW
Ele substitui a Skye e o Sova?
Ao longo dos anos no VALORANT competiitivo, alguns iniciadores dominaram as taxas de escolhas e também se mostraram os queridinhos dos jogadores por conta do que trazem ao jogo. Sova e Skye sem dúvidas são dois nomes que vem à cabeça quando pensamos em iniciadores que receberam esse amor da comunidade nas atualizações recentes.
Fazendo o papel de trazer esses agentes para dentro de jogo para a FURIA, mwzera analisou a nova adição do FPS em comparação aos outros dois citados acima.
“Alguns times da Europa tentaram ele, a NAVI testou em todos os mapas [nas primeiras semanas]. Acho que vai muito do estilo de jogo do proprio time, ele não substitui o Sova, na minha opinião, a Skye também é muito forte. A galera vai ter que experimentar composições diferentes pra encaixar ele, na minha opinião não tem como tirar Skye ou Sova pra colocar ele, entendeu?”, observa o jogador.
O Gekko chegou conquistando corações no LOCK//IN 🥰
— VALORANT Esports BR (@valesports_br) March 25, 2023
Conversamos com @loud_saadhak, @loud_tuyz e @nyangdll para saber o que esses especialistas acham do Agente para o competitivo e para o #VCTAmericas!
Anota aí ✏ a Liga Internacional começa no dia 1º de abril, às 16h. pic.twitter.com/NuAiwxu2ri
Ainda de acordo com mwzera, Gekko chega para fortalecer a posição de flex e comenta que ele ainda “é um agente novo, tem que descobrir mais coisas e que falta mais tempo”.
”Mas o s1mple disse que é roubado!
Usado pela primeira vez durante o jogo de estreia do VCT EMEA, entre NAVI e KOI, a região foi a primeira a estrear o agente. Ao ver sua equipe colocar o iniciador em prática em primeira mão, Oleksandr “s1mple” comentou durante a transmissão do campeonato que Gekko seria roubado.
Perguntado sobre o que acha do novo agente e sobre a fala do jogador ucraniano de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), murizzz deixou claro que o personagem é “diferente” dos outros mas que não chega para dominar.
“Em questão da opinião do s1mple, acho até interessante, mas ao mesmo tempo ele disse uma vez que a Reyna é roubada. Querendo ou não, ele tem uma noção absurda dos fundamentos do jogo que se assemelham ao CS, mas na hora do vamos ver é diferente. Igual o exemplo da Reyna”, lembra.
Agentes prontos pra Split, teremos Gekko nas mãos da @LOUDgg! 👀#VCTAmericas
— VALORANT Esports BR (@valesports_br) April 2, 2023
🔴 https://t.co/7XgmsWJVtI pic.twitter.com/q1pEoopof0
“O mais chato é esse período de adaptação. Acho que o agente vem pra fazer algumas coisas diferentes, mas na questão padrão do jogo ele não se encaixa muito. Bastante aposta, bastante retomada de spike site. É um agente bem diferente, que pode dar uma bagunçada, mas não acho que ele venha pra entrar no meta e definir tudo”, adiciona o jogador.
Gekko no VCT Americas
Direcionando-se para a sua super semana, até o momento o VCT Américas viu o iniciador aparecer um total de sete vezes - nutrindo assim uma taxa de escolha de 9%. O time que mais arriscou com Gekko foi a brasileira LOUD, levando ele aos servidores tanto na Split quanto na Lotus.
Enquanto isso, a Evil Geniuses também arriscou usá-lo em duas ocasiões: uma contra a Cloud9 e outra contra a KRÜ Esports, ambas na Pearl. Por fim, a organização de Sergio Agüero junto da 100Thieves escolheram o novo iniciador na Lotus e Haven, respectivamente.
No entanto, na visão de Sacy é apenas questão de tempo para que o agente comece a aparecer com mais frequência. “Eu acho que os times ainda vão começar a usar o Gekko, na Europa já começaram a usar. Sempre que sai um novo agente a galera demora um pouco e quando usa, o pessoal não tá acostumado a jogar contra e acaba surpreendendo”.
De todas as oportunidades que Gekko teve de brilhar dentro dos mapas, ele apareceu sendo acompanhado dos dois iniciadores citados por mwzera: Skye e Sova.
As três equipes que carregam a bandeira do Brasil no VCT Américas retornam aos palcos do torneio nesta sexta-feira (21). O campeonato tem início a partir das 16h (de Brasília) e acontece até terça-feira (25) devido à super semana.
