<
>

O que Bebeto falou para Ronaldo após Copa de 1994 que 'iniciou' sonho do penta da seleção brasileira

play
Bebeto lembra bastidores com Romário e Ronaldo na Copa de 1994 e 'profecia' para Fenômeno que deu muito certo (0:50)

Veja o 'Tetra pelo Tetra' no Disney+ (0:50)

Bebeto e Romário marcaram uma geração vencedora da seleção brasileira, que começou na base, passou pelo título da Copa América de 1989 e atingiu o auge há 30 anos, na conquista do tetra da Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos.

Enquanto a dupla se entendia perfeitamente em campo, estava no banco um aluno, com cara, idade e jeito de moleque, mas que se tornaria gigante depois de aprender tanto com esses professores da bola.

Convocado por Carlos Alberto Parreira para integrar a seleção na Copa, Ronaldo tinha apenas 17 anos na campanha do tetra. Não atuou um minuto sequer, mas viu de perto o que era ser campeão com a camisa amarela e se preparou para assumir o bastão, passado justamente por um de seus ídolos.

"Falei com ele depois da Copa do Mundo: agora é com você, meu garoto", contou Bebeto, um dos entrevistados da série Tetra pelo Tetra, estrelada pelo ex-meia e hoje comentarista da ESPN Zinho.

Depois de 30 anos do título da Copa do Mundo de 1994, a série Tetra pelo Tetra traz uma visão única da conquista, sendo contada através do ponto de vista de Zinho em sete episódios com conversas com sete de seus companheiros de equipe: Ricardo Rocha, Romário, Bebeto, Branco, Jorginho, Parreira e Mauro Silva. Todos os capítulos já estão disponíveis no Disney+.

A "profecia!" de Bebeto não demorou para se tornar realidade. Assim que ergueu a taça nos Estados Unidos, a seleção passou por um natural processo de renovação, com a saída de nomes importantes, entre eles o de Romário, e a consolidação de Ronaldo, então Ronaldinho, no time.

O artilheiro cumpriu todas as expectativas. Do fim de 1994 até a Copa de 2006, o Fenômeno foi incontestável dono da posição e liderou o Brasil no vice de 1998 e no pentacampeonato de 2002, já sem Bebeto, sua dupla no Mundial da França, e Romário, com quem formou parceria nas conquistas da Copa América e da Copa das Confederações de 1997.

"O Romário ficava brincando com o Ronaldinho. 'Vai, juvenil, traz um cafezinho', 'vai pegar minha chuteira'. E ele ia mesmo (risos)", diverte-se Bebeto, ao lembrar como o novato era tratado pela estrela. "Mas a gente já via nos treinos a qualidade dele".