A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta terça-feira (4) a contratação de Fernando Diniz, do Fluminense, como técnico interino da seleção brasileira.
A ESPN antecipou a informação no início da tarde desta terça. A oficialização ocorreu depois de reunião do treinador e de cúpula do Tricolor com o presidente Ednaldo Rodrigues na sede da CBF.
Depois de uma hora de reunião, Ednaldo confirmou a chegada do comandante e explicou o motivo pela sua escolha.
"Filosofia de jogo, sem ficar mudando sempre, ele sempre teve o mesmo método e gostei muito pela renovação que ele fez pelas aplicações táticas. É um treinador que realmente, a proposta de jogo dele, também, é quase parecida com a do treinador que assumirá a partir da Copa América, o Ancelotti, acho que eles tem quase o mesmo tipo de proposta de jogo", disse.
Diniz assinará por um ano com a equipe canarinho, assumindo o time até a chegada de Carlo Ancelotti, em julho de 2024, quando o italiano deve deixar o Real Madrid.
Com isso, o técnico comandará o Brasil e o Fluminense ao mesmo tempo, sem deixar o trabalho no Tricolor.
Além de Diniz, o acompanharão Eduardo Barros (auxiliar), Marcos Seixas (preparador físico) e Wagner Bertelli (auxiliar), membros de sua comissão no Flu.
A ESPN apurou que a intenção da CBF é deixar Diniz escolher os próximos passos após 2024. Ednaldo chegou a oferecer ao treinador interino a permanência na comissão técnica de Carlo Ancelotti, além do comando do time sub-23 nos Jogos Olímpicos de 2024. O técnico sinalizou de forma positiva, mas respondeu ao presidente que a decisão será feita em momento oportuno.
A estreia oficial do novo treinador será nas Datas Fifa de setembro deste ano, quando começam as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2026.
O time canarinho está sem comandante desde a saída de Tite, após a eliminação nas quartas de final do Mundial do Qatar.
Nos últimos compromissos, a seleção foi comandada também de forma interina por Ramon Menezes, técnico do sub-20.
Próximos jogos da seleção brasileira
Bolívia (C) - 04/09 - eliminatórias da Copa-2026
Peru (F) - 12/09 - eliminatórias da Copa-2026
Venezuela (C) - 09/10 - eliminatórias da Copa-2026
