<
>

Após convocação, Daniel Alves fala de amor, perseverança no futebol e diz que não pensa em agradar todos: 'Entrega de quatro anos'

Lateral foi a grande novidade da lista dos convocados para a Copa do Mundo do Qatar


O técnico Tite divulgou, nesta segunda-feira (07), a lista dos 26 jogadores que vão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar.

A grande novidade da relação foi o vetarano Daniel Alves, que atualmente pertence ao Pumas (MEX).

Horas depois da convocação, o lateral-direito de 39 anos fez um longo desabafo através de um vídeo enviado por sua assessoria.

Dani Alves agradeceu a oportunidade e afirmou que "as lágrimas que um dia foram de tristeza, agora são de alegria", fazendo referencia à lesão sofrida antes da Copa da Rússia de 2018, quando acabou cortado.

''Fala, povo. Hoje é dia de vitória, hoje é dia de vitória. E por isso estou muito feliz ao receber esta notícia me enche de orgulho e satisfação, né. Porque quatro anos atrás estávamos aí na mesma situação e acabou por causa de uma lesão grave, ficando de fora. As lágrimas naquele dia eram de tristeza e hoje elas são de alegria. Por isso a frase clichê: “Nunca desista dos teus sonhos” é real, porque eu estou aqui para comprovar isso. Quatro anos se passaram e estamos aqui novamente, depois de tanta luta, tanto foco e disciplina, tantas abdicações. Elas valeram a pena porque me trouxeram aqui, com esta possibilidade de poder estar participando novamente de uma competição tão grandiosa como é o Mundial, na vida e na carreira de um atleta profissional'', disse o jogador.

O veterano, que disputará o seu terceiro mundial (esteve presente em 2010 e 2014), falou ainda sobre perseverança e insistência, além de ter se pronunciado sobre as críticas que recebeu.

''Infelizmente não estamos aqui para agradar todo mundo, nem é meu objetivo. Mas estamos aqui para não falhar com aqueles que confiam na nossa entrega, na nossa dedicação, no amor que sentimos pelo esporte, no amor que sentimos por esta camisa, no amor que sentimos poder lograr grandes coisas com esta camisa. Assim foi toda a minha vida, nada foi fácil e tudo foi com muita perseverança, insistência e com muito sacrifício as coisas vão caminhando, vão se encaixando. Graças a tudo isso, hoje, recebo esta notícia maravilhosa. Espero poder representar esta camisa como sempre fiz: com a grandeza do momento, com a grandeza poder representa-la. Apenas um dia de vitória. Espero que outras maiores possam vir. Confesso que estou muito feliz, muito satisfeito de toda esta dedicação e esta entrega feita durante estes quatro anos'', desabafou.

Por fim, Daniel Alves destacou sua disciplina por não ter desistido de sonhar em vestir a camisa da seleção.

''Acho que essa é uma vitória de todos aqueles que participaram deste processo árduo, deste processo duro, mas este processo valioso. Porque vale a pena. O esforço vale a pena, a dedicação vale a pena, o sacrifício vale a pena, porque tudo está ao alcance daqueles que não desistem. Eu não desisti e estou aqui sendo chamado mais uma vez para representar o meu povo, meu país, vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Este é meu foco, essa é minha disciplina e este é mais um objetivo conseguido. Espero que outros maiores estejam por vir e que possamos comemorar de uma outra maneira. De uma maneira mais extravagante do que essa. Valeu!'', concluiu.

Programação do Brasil até o Qatar

A seleção brasileira começa a viver oficialmente o clima de Copa do Mundo no próximo dia 14 de novembro, quando o grupo convocado pelo técnico Tite se apresenta em Turim, na Itália, onde o time pentacampeão fara a preparação antes do embarque para o Mundial.

O Brasil ficará na cidade italiana até o dia 19 de novembro, quando viaja para Doha, capital do Qatar”.

Tite e os jogadores convocados farão, entre 20 e 23 de novembro, a fase final da preparação para a estreia, que acontece no dia 24, em Lusail, contra a Sérvia. Ainda estarão no caminho da seleção brasileira no grupo G a Suíça (28 de novembro) e Camarões (02 de dezembro).

A Copa do Mundo no Qatar será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

O calendário no Brasil na Copa do Mundo

As partidas na Copa de 2022 acontecerão no fuso-horário UTC+3, também conhecido como 'Horário de Moscou', que é contado a partir de mais três horas do horário do Meridiano de Greenwich, em Londres.

Isto quer dizer que o horário no Qatar está SEIS horas à frente em relação à hora de Brasília. Desta forma, se o relógio dos brasileiros marcar, por exemplo, 10h, os ponteiros na terra da Copa do Mundo de 2022 indicarão 16h.

Os jogos da fase de grupos, segundo planejamento da Fifa, acontecerão às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (horários de Brasília). O mata-mata terá dois horários: 12h e 16h (horários de Brasília).

Jogos do Brasil na Copa do Mundo

Brasil x Sérvia - 24/11 - 16h

Brasil x Suíça - 28/11 - 13h

Brasil x Camarões - 2/12 - 16h