<
>

Como São Paulo planeja elenco para volta à Libertadores em 2024

Elenco do São Paulo em 'reunião' durante partida do Brasileirão Paulo Pinto/São Paulo FC

Após o final da temporada de 2023, o São Paulo começa a se preparar para ano em que voltará a disputar a CONMEBOL Libertadores, competição da qual é tricampeão, mas não conquista o título desde 2005.

Por isso, o elenco de Dorival Júnior passará por mudanças. O próprio técnico informou à diretoria a preferência por trabalhar com um grupo mais enxuto do que o de 2023, que entre indas, vindas e inúmeras lesões bateu nos 40 atletas.

Algumas movimentações já começaram a ser feitas. Na quarta-feira (6), antes da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, pelo encerramento do Campeonato Brasileiro, surgiu a informação da venda encaminhada de Nathan para o Red Bull Bragantino.

Se confirmada, a saída do lateral será a segunda oficial no elenco do São Paulo. Nesta semana, o goleiro Felipe Alves anunciou seu adeus do clube do Morumbi. Outro da lista será Alexandre Pato, também fora dos planos de Dorival e que postou uma foto com a bandeira tricolor e a mensagem "gratidão" nas redes, em tom de despedida.

Quem mais deve ir embora? E quais os planos de contratação? Veja abaixo a ideia de Dorival e diretoria do São Paulo para a próxima temporada:

Quem sai?

Felipe Alves é o único confirmado. Nathan e Alexandre Pato serão os próximos da fila aparentemente, mas a relação terá outros nomes até a virada do ano.

Os zagueiros Walce e Matheus Belém e os atacantes Erison e David estão com contrato perto do fim. Os dois primeiros não serão procurados para renovar, enquanto os outros, que estavam emprestados ao São Paulo, serão devolvidos a Botafogo e Internacional, respectivamente.

Jhegson Méndez, Luan e Gabriel Neves também têm tudo para seguir outros rumos. A ideia do Tricolor é negociá-los em definitivo com outros clubes ou usá-los como moeda de troca na tentativa de atrair reforços para Dorival Júnior.

Quem completa a lista é Marcos Paulo, atacante que está machucado e só fica no Morumbi até completar a recuperação. Depois, retornará ao Atlético de Madrid.

Outros nomes podem compor a relação também. O zagueiro Beraldo interessa ao Leicester, da Inglaterra, que sinalizou com uma oferta de 20 milhões de euros (R$ 106 milhões). O lateral Welington e o volante Pablo Maia também são nomes especulados no exterior.

Quem chega?

Além da grande prioridade, que é renovar com Lucas Moura, o São Paulo trabalha em nomes para qualificar o elenco.

O atacante Erick, ex-Ceará, está contratado e vai ser anunciado nas próximas semanas. O mesmo acontecerá com o volante Luiz Gustavo, ex-jogador de Bayern de Munique e seleção brasileira, que chega para dar mais experiência ao meio-campo.

O clube ainda vasculha o mercado atrás de mais um meio-campista (favorito é Emmanuel Martínez, do América-MG) e um atacante que chegue para ser reserva de Calleri. Caso tenha recursos, o São Paulo também gostaria de um atacante para atuar pela beirada. O favorito é Ferreirinha, do Grêmio.

A diretoria também entende que Dorival terá quatro "reforços" para 2024: o lateral Igor Vinícius, o zagueiro Ferraresi e os meias Galoppo e James Rodríguez. Os três primeiros tiveram lesões graves e mal atuaram neste ano, enquanto o colombiano chegou na metade da temporada e fez 14 jogos.

Apesar das especulações sobre uma possível insatisfação de James, o São Paulo conta com o camisa 19, que deve ganhar mais protagonismo na próxima temporada.

Dessa forma, o provável elenco do São Paulo para 2024 deve ser formado por:

Goleiros: Rafael, Jandrei e Young

Laterais-direitos: Rafinha, Igor Vinícius e Moreira

Laterais-esquerdos: Caio Paulista, Wellington e Patrick

Zagueiros: Arboleda, Beraldo, Diego Costa, Alan Franco e Ferraresi

Volantes: Pablo Maia, Luiz Gustavo, Alisson e Negrucci (mais um novo reforço a ser contratado)

Meias: Lucas, Luciano, James, Michel Araújo, Wellington Rato, Rodrigo Nestor, Galoppo e Rodriguinho

Atacantes: Erick, Juan, William Gomes, Henrique, Calleri (mais um reforço a ser contratado)