<
>

Lula cobra providências de Fifa e LaLiga contra racismo sofrido por Vinicius Jr.: 'Não é justo que seja ofendido em cada estádio'

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, enviou mensagem de apoio ao atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, após o triste episódio de racismo sofrido pelo jogador neste domingo (21), durante jogo contra o Valencia, por LaLiga.

Na metade do 2º tempo, a partida teve que ser paralisada por mais de cinco minutos, depois que os torcedores do clube da casa chamaram o brasileiro de "macaco" repetidas vezes.

Em pronunciamento, Lula mostrou espanto com o crescimento dos casos de racismo contra Vini e cobrou providências especialmente da Fifa e de LaLiga.

"Eu queria começar a entrevista fazendo um gesto de solidariedade a um jogador brasileiro, jovem, negro, que joga no Real Madrid. Ontem [domingo], num jogo no estádio do Valencia, ele foi fortemente atacado, sendo chamado de 'macaco'. Não é possível que quase no meio do século XXI a gente veja o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa", iniciou.

"Não é justo que um menino pobre, que venceu na vida, que está se transformando possivelmente num dos melhores jogadores do mundo, certamente do Real Madrid ele é o melhor, seja ofendido em cada estádio que comparece", seguiu.

"Eu penso que é importante que a Fifa, a Liga espanhola e as ligas de outros países tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol", completou.

O brasileiro ainda acabou sendo expulso na parte final do duelo, após acertar a mão no rosto de um rival, levando vermelho direto depois de revisão no VAR.

No fim das contas, o Valencia venceu a partida por 1 a 0.

Próximos jogos do Real Madrid: