A Premier League parou para a data Fifa com 12 rodadas disputadas e com Manchester City, Liverpool, Arsenal e Tottenham, nesta ordem, no topo da tabela e respectivamente com 28, 27, 27 e 26 pontos. Colado assim, já dá para dizer que o quarteto concentrará a briga pelo título?
Não! Ao menos é esta a resposta do trio de comentaristas do Podcast Futebol no Mundo, produção original da ESPN apresentada por Alex Tseng e que em sua edição 285 debateu, entre outros assuntos, a disputa pela taça na Inglaterra.
“Não acho que o Tottenham vá brigar pelo título”, afirmou categoricamente Gustavo Hofman, que começou a argumentar: “Já não era a expectativa, o Tottenham vinha surpreendendo... está próximo ainda de City, Liverpool e Arsenal [na tabela], só que estes três têm campanhas muito consistentes e muito fortes. Para mim, a briga pelo título vai ficar aí, com o City sendo o favorito”.
“Não acho que o Tottenham vai ter perna, vai ter fôlego para brigar com estes três. E vou além, acho que na parte técnica mesmo, técnica e tática, é uma equipe que está abaixo destas outras três, a gente projetava o Manchester United [sexto colocado, com 21 pontos] brigando também lá em cima, mas o United é uma decepção; o Tottenham é uma surpresa positiva..., não acho que vá despencar, não é este o ponto, mas não acredito que com o time que tem vá conseguir brigar pelo título”, seguiu o correspondente da ESPN na Espanha.
Outro integrante do podcast, Leonardo Bertozzi não só concordou com o colega, como acrescentou fatores que podem reforçar isto, como as baixas importantes, por lesão, caso da dupla Van de Ven, zagueiro, e Maddison, meia-atacante, e por cirurgia, caso de Richarlison.
“E por mais que a gente lembre que o Tottenham não tem competição europeia, é muito azar junto, né. Estava tudo dando tão certo, aí, de repente, é Maddison, melhor contratação da Premier League até agora, Van der Ven, um zagueiraço, rápido, que encaixou no time, e de repente você perde os dois até a virada do ano, e é um período de calendário terrível. E o Richarlison, por mais que não viesse voando, é uma alternativa também que poderia jogar e vai ficar fora por cirurgia [no púbis]”, disse o jornalista.
“O Tottenham não tem esse elenco todo para suportar uma perda simultânea de tantos jogadores importantes. Então, acho mais difícil acreditar no Tottenham [na briga pelo título], o campeonato do Tottenham é chegar à Champions League”, seguiu Bertozzi.
Por fim, foi a vez de Ubiratan Leal opinar sobre a equipe do técnico grego Ange Postecoglou, que esteve invicta nas dez primeiras rodadas da Premier League (8 vitórias e 2 empates), mas acabou derrotada nas últimas duas (caiu para Chelsea e Wolverhampton).
“Acho que a briga do Tottenham, de fato, é mais pelo quarto lugar e talvez esta rodada seja o início de uma divisão ali que vai ter os três primeiros, City, Liverpool e Arsenal, e depois vai ter uma briga ali por Champions League”, afirmou.
A Premier League, que tem transmissão pela ESPN no Star+, volta em 25 de novembro com o início da disputa da 13ª rodada, e o jogo de maior destaque, sem dúvida, será Manchester City x Liverpool; o Arsenal visitará o Brentford, enquanto o Tottenham receberá o Aston Villa.