<
>

Abel Ferreira vai deixar o Palmeiras? Reforços? Saídas? Veja como clube planeja 2024

Campeão brasileiro pela 12ª vez em sua história, o Palmeiras vira suas atenções para 2024. Enquanto elenco e comissão técnica entram de férias, a diretoria colocará em prática o planejamento para a próxima temporada, que começa para o Verdão em janeiro, com a disputa do Campeonato Paulista.

Mas o que o Palmeiras planeja para o ano que vem? A ESPN mostra abaixo em que pé anda a programação do clube para os três pilares de 2024: comissão técnica, elenco atual e contratações.

Abel Ferreira: fica ou vai embora?

Abel permanecerá no clube? A ESPN publicou nas últimas semanas apurações a respeito da situação do treinador e de uma possível saída do português.

Como o próprio Abel disse após a vitória por 1 a 0 diante do Fluminense no último domingo (3), no Allianz Parque, ele tem contrato com o clube até 2024 e “não é ingrato”, dando a entender que não deixaria o clube na mão da noite para o dia após a conquista do Brasileirão.

Por outro lado, o português deixou claro inúmeras vezes que está “de saco cheio” do futebol brasileiro, das fortes críticas que recebe de parte da imprensa, de instituições que regem o esporte no país, além do excesso de viagens e de partidas, fatores que influenciaram até mesmo na saúde do treinador.

Em meio a inúmeras especulações, a última que surgiu (sendo esta a mais forte até aqui) foi o desejo do Al Sadd, do Qatar, em transformar Abel no treinador mais bem pago do mundo e tirá-lo do Palmeiras. Pela primeira vez desde que chegou ao clube em novembro de 2020, o estafe do português deixou em aberto uma possibilidade real do técnico de fato deixar o Verdão.

Ao final desta temporada, o treinador terá uma reunião de fim de ano com o departamento de futebol do Palmeiras, entregará um relatório com suas observações sobre o ano de 2023, pedido de reforços e análises de acertos e erros. Muito provavelmente, haverá outros encontros para sacramentar a permanência de Abel ou confirmar a sua saída do clube.

Reforços: qual o plano?

Em meio a esta incerteza, Palmeiras e Abel traçam os planos do clube para o próximo ano.

Com relação a reforços, Leila Pereira disse em outubro deste ano que o Verdão teria “pelo menos três novos nomes” para 2024.

Um deles foi anunciado recentemente: trata-se de Aníbal Moreno, que foi oficializado pelo clube após negociação com o Racing, da Argentina. A ideia é que novos nomes cheguem nos próximos meses.

Elenco atual: quem fica?

Sobre o elenco atual, a ESPN antecipou ainda em outubro como o Palmeiras pensava a montagem do plantel. A ideia principal é manter a “espinha dorsal” do time de Abel intacta.

Nomes como Weverton, Mayke, Gustavo Gómez, Piquerez, Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu são apontados como "fundamentais" pelo Verdão, uma vez que são considerados base da estrutura de futebol da equipe nos últimos anos.

Dos atletas que estão em reta final de contrato, o Verdão encaminhou as renovações de vínculo por mais uma temporada com o lateral-direito Marcos Rocha e do goleiro Marcelo Lomba, reserva imediato de Weverton. Por outro lado, o meio-campista Jailson deixará o clube.

Outro que poderá dar adeus ao clube em breve é o zagueiro Luan. Alvo do Krasnodar, da Rússia, neste segundo semestre, o defensor deixou claro que tem o desejo de respirar novos ares e deverá deixar o Palmeiras em caso de proposta neste início de 2024.

Em meio a este cenário, as chamadas “Crias da Academia” seguirão com espaço e protagonismo no elenco principal. Em 2024, haverá as consolidações de figuras como Kevin, Luís Guilherme e Estevão, apontados como possíveis nomes a serem negociados pelo clube em um futuro próximo.