Brasileiro usou "ingresso substituto" para acessar o estádio da abertura da Copa do Qatar sem pagar
A abertura de uma Copa do Mundo é um evento definitivamente especial. Concorrida, a partida costuma seduzir pessoas de todo o mundo. Neste domingo (20), por exemplo, mais de 60 mil torcedores pagaram caro para assistir à vitória do Equador sobre o anfitrião Qatar por 2 a 0. Mas pelo menos um deles não precisou sequer abrir a carteira para ver tudo de perto. A ESPN explica.
O primeiro jogo do Mundial de 2022 acabou às 21h no horário local (15h de Brasília). Duas horas depois, quando a reportagem da ESPN já se preparava para ir embora, um brasileiro solitário chamou a atenção. Vestindo as cores do país, ele – que preferiu não se identificar – se aproximou e perguntou se gostaríamos de saber como ele havia entrado no Estádio Al Bayt, palco do jogo.
A ESPN, mesmo com ressalvas, parou para escutar. O torcedor, que segurava três sacolas oficiais entregues apenas ao público do jogo, revelou, com sorriso no rosto, que acessou o estádio da abertura com 15 minutos de atraso, mas que havia feito isso sem pagar: "A caminho daqui, encontrei uns cambistas, que estavam vendendo ingresso por no mínimo 300 dólares (R$ 1,6 mil na cotação atual). E lógico que falei que não daria", contou.
A história do torcedor era no mínimo suspeita. Jurando que era verdade, o brasileiro, então, sacou dois ingressos do bolso e explicou como conseguiu "burlar" a segurança local.
"Quando começou o jogo, eu fiquei em volta, de olho. Com 10, 15 minutos de jogo, vi um cara indo embora com a família. Conversei em inglês com ele e perguntei se ele poderia me dar o ticket dele para guardar de recordação. E aí ele me deu", jurou o brasileiro.
"Depois, fui para um outro acesso e, como o jogo já havia começado, entrei meio correndo, e o homem da verificação da primeira barreira fez um scanner no meu documento (que todos os turistas precisam para entrar no Qatar) e apenas bateu o olho no ingresso físico que o homem tinha me dado 'para recordação'. Meti o louco e entrei", explicou, em detalhes.
"Lá dentro precisa passar no portão que vem escrito no ticket. E aí, chegando no portão, deu sinal vermelho na hora que passei no scanner", contou. Sempre de maneira anônima, o brasileiro admitiu à ESPN que nessa hora achou que seria barrado de vez.
Mas o torcedor, na base da popular "enrolação", tentou convencer o fiscal da catraca que não sabia que não poderia voltar para dentro do estádio depois de sair. O brasileiro, então, foi instruído a conversar com alguém do centro de tickets: "Sempre deixando bem claro que eu não sabia que não poderia deixar as dependências", brincou.
"E aí eu disse a um funcionário daquela área dos tickets que eu tinha saído para entregar um outro ingresso para um amigo que estava lá fora, e que eu não sabia que não poderia sair. Comecei a desenrolar, falei que não entendia muito inglês e que, por isso, não entendia as placas que avisavam que não poderia sair", contou.
"Implorei tanto que consegui convencer", revelou o brasileiro enquanto mostrava novamente os dois ingressos à reportagem. Foi nessa hora que um dos funcionários do estádio decidiu imprimir um ingresso chamado replacement (substituição) e preencheu de caneta as informações básicas da entrada.
"Fui para o portão, e esse replacement passou no scanner. Aí entrei", detalhou o torcedor, que acessou o estádio da concorrida abertura da Copa do Mundo aos 15 minutos da etapa inicial. Bem-humorado, o personagem brasileiro ainda mostrou fotos do jogo entre Qatar e Equador e afirmou que vai distribuir os "souvenirs" que encontrou no estádio entre os familiares quando voltar ao país.
Como é o acesso ao estádio?
O acesso ao Estádio Al Bayt não é simples. Saindo de Doha, o trajeto até a cidade de Al Khor, onde aconteceu a abertura da Copa, tem mais de 50km. De carro, leva-se de 40 minutos a 1 hora para chegar ao local, que fica "no meio do nada" em uma área basicamente desértica.
Além disso, o público ainda precisava encarar uma escada alta, uma ponte extensa e mais quase 1,5 km a pé para chegar à primeira barreira de acesso. Ou seja, o brasileiro, sem ingresso, se dirigiu ao estádio mais distante da Copa do Mundo de 2022 sem a certeza de que conseguiria assistir a Qatar x Equador.
