Em artigo publicado nesta quarta-feira (15), o jornal espanhol As destacou a situação vivida por John Textor, empresário que é dono da SAF do Botafogo e, ao mesmo tempo, acionista majoritário do Lyon, da França.
O veículo salientou que o magnata parece "perdido" em meio às crises vividas pelos clubes, que sofrem com resultados ruins nas últimas semanas.
No Brasil, o Fogão era líder disparado do Brasileirão e parecia ter o título encaminhado. No entato, a equipe perdeu a liderança no último final de semana, vendo o Palmeiras passar à frente.
Já no Francês, o tradicional Lyon está afundado na lanterna da competição, com 6 derrotas e apenas 1 vitória em 11 partidas até agora.
Falando sobre o Botafogo, o As viu o clube vivendo uma "situação de autodestruição", apontando que a crise vivida por Textor no exterior parece ter "atravessado fronteiras" até chegar à América do Sul.
"O Botafogo tinha o título do Brasileirão em suas mãos, mas entrou em uma situação de autodestruição que pouco beneficia o clube na luta para acabar entre os primeiros", escreveu.
"A espiral negativa em que o norte-americano está envolvido atravessou fronteiras, e parece que o clube brasileiro foi o último afetado", seguiu.
"A América do Sul parecia ser um oásis para Textor, e tudo indicava que o Fogão conquistaria um título histórico. No entanto, tudo virou um pesadelo, indicando uma decadência histórica no Brasil", complementou.
Em seguida, o diário fez uma comparação com a situação do Lyon.
"Na França, o histórico Lyon se encontra na lanterna da Ligue 1. É uma situação atípica para o clube, que vive um momento de tensão quase sem precedentes", observou.
"Vale citar que, assim como o Botafogo, o Lyon também vive grande instabilidade com trocas de treinadores, passando por uma busca desesperada por nomes que possam tirá-lo do fundo da classificação", finalizou.
Na Europa, Textor também é um dos donos do Crystal Palace, da Premier League, e do RWD Molenbeek, da Bélgica.
Próximos jogos do Botafogo
Fortaleza (F) - 23/11, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Santos (C) - 26/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Coritiba (F) - 29/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão