Jeffinho foi negociado pelo Botafogo com o Lyon e pegou de surpresa parte da torcida. Negociação de Erison e chegada de Tiquinho Soares pode ser exemplo a ser seguido
O negócio envolvendo Botafogo e Lyon por Jeffinho ganhou as manchetes nos últimos dias e causou revolta em boa parte dos torcedores do Alvinegro, já que um dos principais destaques da equipe seria até então emprestado para outro clube no qual John Textor é dono.
No entanto, na última terça-feira (31), o time carioca informou que vendeu o atacante em definitivo aos franceses por 10 milhões de euros (R$ 55 milhões), com opção de um bônus de mais 2,5 milhões de euros, totalizando quase R$ 69 milhões.
É verdade que os valores podem servir como ''consolo'' aos botafoguenses, mas ainda há aqueles que seguem na bronca preocupados com uma reposição à altura.
E um negócio recente feito pelo clube carioca, já após a implementação da SAF, pode servir de exemplo para a diretoria usar como case de sucesso, e o torcedor acalmar os ânimos esperando um cenário positivo à frente.
Saída de Erison e chegada de Tiquinho Soares
Em agosto de 2022, em uma sexta-feira, o Glorioso também pegou o torcedor de surpresa ao anunciar o empréstimo de Erison ao Estoril, de Portugal.
Artilheiro do clube na temporada com 15 gols em 34 partidas, 'El Toro' partiu para Portugal e deixou parte dos Alvinegros sem entender muito bem, já que a conclusão do acordo aconteceu às vésperas do clássico com o Flamengo e o camisa 89 era a primeira opção do setor.
Com o intuito de dar rodagem e mais tempo de jogo ao atacante, a negociação virou tema até da coletiva do técnico Luís Castro, que questionou os pedidos por um camisa 9 na época para corroborar com a iniciativa.
"Não podemos ter duas verdades. Não podemos ter a verdade que há um mês vocês (imprensa) diziam que era bom contratar um 9 e hoje a verdade já ser outra. A honestidade intelectual deve fazer parte de nós. É verdade que há um mês atrás dizia-se que precisávamos de um 9, que o Erison não estava produzindo, não tinha isso, aquilo… Essa era a análise. A verdade é que chegaram Tiquinho Soares e Júnior Santos, temos o Matheus Nascimento e o Erison. Havia que se tomar uma decisão. Quatro noves para uma equipe é demasiado, para qualquer equipe do mundo. Na análise entendeu-se que o Erison necessitava muito tempo de jogo, a Europa poderia dar isso a ele e aqui poderia ter esse risco de ele não ter esse tempo de jogo", disse o português sobre o atacante, que está perto de ser anunciado como reforço do São Paulo.
Se Erison saiu e agitou os bastidores, o futuro em curto prazo fez com que os torcedores pudessem ter uma resposta positiva. Tiquinho Soares foi anunciado no dia 12 de agosto, antes mesmo da saída de 'El Toro'.
A estreia do camisa 9 aconteceu somente em setembro, já que chegou do Olympiacos com um problema muscular e só pôde fazer a estreia três semanas depois contra o Fortaleza.
Sob certa desconfiança e até desconhecimento de parte da torcida, Tiquinho conseguiu cair nas graças do torcedor em poucas partidas, marcando seis gols e dando duas assistências em 12 partidas, sendo fundamental na reta final do Brasileirão.
Exemplo para repetir em 2023
O futebol não é uma fórmula matemática. Há variáveis que interferem e tornam o esporte ainda mais apaixonante, fugindo de uma ciência exata. Em 2022, o artilheiro Erison foi negociado, e uma resposta à altura foi dada, com a chegada de Tiquinho Soares, que elevou o nível técnico e competitivo do setor ofensivo alvinegro e não deu margem para que uma 'sombra' do antigo camisa 89 pairasse sobre o Estádio Nilton Santos.
"Tive que tomar muitas decisões impopulares. Emprestei o Erison quando ele tinha 15 gols no ano. Eu sabia quem iria trazer, que ele ficaria no banco e que não iria se desenvolver, tanto para sua carreira como para trazer recursos para o clube depois. Não sou arrogante, sei que tomarei decisões que podem depois terem se mostrado erradas. As duas únicas formas de brigarmos por títulos nesse momento é se gastarmos um monte de dinheiro que não temos agora ou então construir pouco a pouco um futuro sustentável", disse John Textor em live na última terça-feira (24), antes mesmo da negociação por Jeffinho vir a público.
Com a saída de Jeffinho, importante peça e com características únicas no elenco do Botafogo, a diretoria tem um exemplo que pode ser seguido com o objetivo de qualificar ainda mais o plantel de Luís Castro e diminuir o recente desgaste com o torcedor.
Próximos jogos do Botafogo
Nova Iguaçu (C) - 1/2 - 19h - Campeonato Carioca
Boavista (F) - 5/2 - 16h - Campeonato Carioca
Bangu (C) - 11/2 - 20h - Campeonato Carioca
