O lateral-esquerdo do Barcelona Alejandro Balde disse ter sofrido insultos raciais por parte de torcedores do Getafe durante o empate por 1 a 1 neste sábado (18), no Estádio Coliseu*.
Balde, que é negro, revelou que as ofensas foram feitas durante o primeiro tempo da partida de LALIGA e que ele avisou o árbitro, Pablo González Fuertes.
"Recebi vários insultos racistas dos torcedores aqui", disse o lateral-esquerdo em entrevista após a partida à Movistar.
"É lamentável e algo que não deveria continuar acontecendo. Avisei ao árbitro o que aconteceu no primeiro tempo. Ele ativou o protocolo da liga no segundo tempo, mas não sei exatamente como funciona a partir daí", seguiu o atleta.
O protocolo de LALIGA permite que um árbitro interrompa uma partida se observar comportamento racista ou for alertado sobre a ocorrência de um incidente racista por um jogador.
Um anúncio é então transmitido pelo sistema de som do estádio, explicando por que o jogo foi interrompido e acrescentando que, se os incidentes continuarem, os jogadores serão retirados do campo. Se, após o retorno, o comportamento não cessar, o jogo será abandonado.
O treinador do Barça, Hansi Flick, condenou as ações daqueles que insultaram Balde. "Não há espaço para isso no futebol ou na vida. Isso é inacreditável. É totalmente errado. Eles (racistas) têm que ficar em casa, não ir às partidas. Temos que lutar contra eles".
Neste domingo (19), quem também se manifestou e condenou o ocorrido usando sua conta em uma rede social foi o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
"Estou horrorizado com os insultos racistas dirigidos ao jogador do FC Barcelona Alejandro Balde, durante sua partida contra o Getafe FC, e condeno estes atos, que não têm quaquer cabimento nem no futebol nem na sociedade. O racismo é um flagelo contra o qual devemos nos manter unidos para combatê-lo e derrotá-lo. Não ao racismo. Não à nenhuma forma de discriminação."
Foi o segundo incidente de racismo relatado na Espanha no sábado, uma vez que o Elche, da segunda divisão, também informou que o zagueiro Bambo Diaby sofreu abuso durante o empate por 1 a 1 fora de casa contra o Sporting Gijón.
O clube disse que um suposto autor já foi identificado pela polícia local em Gijón, enquanto LALIGA também divulgou um comunicado denunciando o ocorrido e dizendo que entraria com um processo no Ministério Público por crimes de ódio.
Houve vários casos de insultos racistas contra jogadores no futebol espanhol nos últimos anos, com o atacante do Real Madrid Vinicius Jr. sendo alvo recorrente. LALIGA e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) têm trabalhado para combater o racismo no jogo.
Em junho passado, três torcedores do Valencia foram presos por oito meses por insultos raciais a Vinícius durante uma partida do Espanhol em maio de 2023, o primeiro veredito desse tipo no país.
Em setembro, um tribunal condenou um torcedor do Mallorca a 12 meses de prisão suspensa por insultos racistas contra Vinícius e Samuel Chukwueze, do Villarreal, em fevereiro de 2023.
Um mês depois, a polícia nacional da Espanha prendeu quatro pessoas responsáveis por uma campanha de ódio contra Vinícius.
*Reportagem atualizada às 14h43 do domingo 19 de janeiro de 2025.
