<
>

Como Bilbao tenta superar 'maldição' para fazer o que só 5 conseguiram contra o Real Madrid

Athletic enfrenta o Real neste domingo, na Arábia Saudita, em busca do bicampeonato da Supercopa da Espanha


O favoritismo na final da Supercopa da Espanha é todo do Real Madrid, claro. Mas isso não impede o Athletic Bilbao de sonhar em ser campeão, em partida neste domingo (16), às 15h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

A motivação de enfrentar o time mais vencedor da Europa é grande por si só, ainda que os bascos tenham um motivo especial para lutar pela taça na Arábia Saudita.

Só cinco times em toda a história do torneio conseguiram vencer o Real Madrid em uma final direta: Real Sociedad em 1982, Deportivo La Coruña em 1995, Sevilla em 2007, Barcelona em 2011 e Atlético de Madrid em 2014.

Em compensação, clubes como Real Zaragoza, Mallorca e Valencia, além de Barça e Atleti, perderam decisões contra o Real Madrid. Ao apito final em Riad, o Bilbao espera fazer parte do primeiro grupo, para também quebrar uma pequena maldição.

O clube não sabe o que é ser bicampeão consecutivo de um torneio há quase 30 anos. A última vez que conseguiu foi quando faturou o Campeonato Espanhol, nas temporadas 1982/83 e 1983/84.

Desde então, os únicos títulos da vida do Bilbao foram em 2015 e em 2021, ambos da Supercopa da Espanha, torneio que o clube volta a decidir neste domingo. Quem sabe para fazer história.