<
>

Efeito Coutinho? Veja a lista de estrelas 'esquecidas' que podem buscar uma transferência em janeiro para 'recomeçar carreira'

ESPN lista as estrelas 'esquecidas' em seus clubes que podem buscar um novo destino em janeiro para recuperarem o futebol


Philippe Coutinho tem a chance de recomeçar sua carreira na Premier League com sua transferência por empréstimo para o Aston Villa após outra temporada decepcionante no Barcelona, na qual a terceira transferência mais cara de todos os tempos - 160 milhões de euros do Liverpool em 2018 - começou apenas cinco jogos em todas as competições e não conseguiu jogar os 90 minutos completos em uma única partida.

Coutinho, que conquistou a Champions League com o Bayern de Munique enquanto emprestado do Barcelona em 2020, pode ser um dos sortudos entre os jogadores que sumiram do radar desde que fizeram grandes jogadas nos últimos anos.

Enquanto Coutinho, de 29 anos, tem a oportunidade de provar que ainda pode ter um impacto ao mais alto nível, há muitos mais jogadores esquecidos que estão vendo sua carreira passar por falta de tempo de jogo no clube e pouca perspectiva de mudança um jeito. Alguns são nomes enormes, outros são jogadores que não conseguiram superar um erro de alto perfil ou um erro caro.

Com a janela de transferência de janeiro aberta por mais três semanas, quem são os outros jogadores esquecidos que precisam emular Coutinho e negociar um empréstimo ou transferência definitiva em janeiro simplesmente para voltar a jogar?

Gareth Bale

Bale sofreu problemas com lesões no Real Madrid nesta temporada, com lesões no joelho, panturrilha e costas, bem como testar positivo para a COVID-19. Mas essa é a história da recente carreira do jogador de 32 anos no Real, com quem conquistou quatro Ligas dos Campeões e dois títulos espanhóis. Apesar do sucesso do galês no Santiago Bernabeu, sua passagem pelo clube está chegando ao fim, com o término de seu contrato neste verão. O atacante se tornou uma figura impopular entre os torcedores do Real devido à sua preferência por jogar pelo País de Gales em vez de jogar pelo clube.

Sua transferência para o Tottenham na temporada passada teve altos e baixos, com alguns lampejos do brilhantismo que ele exibia regularmente, mas agora Bale tem dúvidas sobre se vai procurar um novo clube neste verão ou se aposentar. Sua decisão pode muito bem ser se o País de Gales se qualificar para a Copa do Mundo - eles enfrentam a Áustria nos playoffs em março - para potencialmente lhe dar o canto do cisne perfeito.

Loris Karius

Por incrível que pareça, Karius ainda é jogador do Liverpool, embora não tenha jogado uma única partida pelo clube desde que dois erros na final da Liga dos Campeões de 2018 contra o Real Madrid em Kiev contribuíram para a derrota do time por 3 a 1.

Karius, que contratou 4,7 milhões de libras vindo do Mainz 05 em 2016, passou duas temporadas emprestado ao Besiktas, seguidas por um ano no Union Berlin, mas agora está de volta ao Liverpool e treinando com os goleiros do clube. O jogador de 28 anos, cujo contrato expira no final da temporada, é agora o quarto goleiro em Anfield, atrás de Alisson, Caoimhin Kelleher e Adrian. Karius pode fechar um empréstimo neste mês, mas não espere que ele jogue pelo Liverpool novamente.

Aaron Ramsey

O técnico da Juventus, Massimiliano Allegri, deixou claro que o clube vai ouvir as ofertas do meio-campista Ramsey, do País de Gales, este mês. Mas, com salários de 300.000 mil libras por semana em Turim, o ex-jogador do Arsenal terá dificuldades para encontrar um time disposto a contratá-lo.

Ramsey, 31, venceu o Campeonato Italiano e a Coppa Itália pela Juve desde que assinou pelo clube como agente livre no final de seu contrato com o Arsenal em 2019, mas conseguiu apenas 70 partidas em quase três anos no Estádio Allianz. Nesta temporada, Ramsey fez cinco aparições e começou apenas uma vez em uma campanha marcada por lesões, mas a perspectiva de ajudar o País de Gales a se classificar para a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1958 pode levá-lo a pressionar por uma mudança para obter ele mesmo de volta ao campo.

Marcel Sabitzer

Depois de seguir o ex-técnico do RB Leipzig, Julian Nagelsmann, até o Bayern de Munique, no verão passado, por uma transferência de 16 milhões de libras, o meio-campista austríaco Sabitzer deve se tornar uma figura-chave sob o comando de seu ex-técnico no clube. Mas depois de seis meses na Baviera, começou apenas quatro jogos como titular e tem lutado para causar qualquer tipo de impacto no campeão alemão.

Uma lesão na panturrilha impediu a progressão de Sabitzer, mas a maioria das partidas do jogador de 27 anos vieram do banco. Mas talvez há um raio de esperança para Sabitzer, que completou seus primeiros 90 minutos em uma camisa Bayern durante a derrota por 2 a 1 da semana passada em casa para o Borussia Monchengladbach.

Amad Diallo

O Manchester United pode pagar até 37 milhões de libras à Atalanta se Diallo cumprir todas as cláusulas relacionadas ao desempenho no acordo que o levou a Old Trafford na janela de transferência da temporada passada em janeiro. Mas depois de 12 meses em Manchester, o ala de 19 anos fez apenas nove partidas pelo United e apenas uma nesta temporada - uma partida de 68 minutos contra o Young Boys na Liga dos Campeões em dezembro.

Embora uma lesão tenha retardado o progresso de Amad nos primeiros dois meses da temporada, ele está em forma desde então, mas incapaz de reivindicar um lugar na equipe. Uma transferência de empréstimo para o Birmingham City caiu no início deste mês, mas fontes disseram à ESPN que Derby County - administrado pelo ex-capitão do United Wayne Rooney - pode oferecer a ele a chance de jogar regularmente. Mas no United, há poucas perspectivas de um jogo para Amad nas próximas semanas.

Juan Mata

Apesar de ter assinado um novo contrato de um ano com o Manchester United no verão passado, Juan Mata começou apenas duas partidas da copa nesta temporada. O internacional espanhol de 33 anos foi convocado 10 vezes para a Premier League, mas não teve tempo de jogo no banco do antigo treinador Ole Gunnar Solskjaer ou do treinador interino Ralf Rangnick.

No total, o vencedor da Copa do Mundo e da Eurocopa acumulou apenas 151 minutos em campo pelo United nesta temporada, levantando questões sobre a decisão do clube de estender seu contrato no verão passado.

Samuel Umtiti

O Barcelona vem tentando dispensar o zagueiro francês Umtiti há mais de um ano, mas o clube continua lutando para encontrar alguém preparado para contratar o zagueiro. O Barça agora prorrogou seu contrato, que expirava em 2023, por três anos, a fim de distribuir o custo de seu salário pela duração de seu novo contrato, permitindo-lhes registrar oficialmente a nova contratação de Ferran Torres.

A falta de jogos de Umtiti em Camp Nou é claramente um problema para as partes interessadas, com o jogador de 28 anos fazendo apenas uma aparição ao longo da temporada pelo clube. O último ano também não foi muito melhor, já que Umtiti fez apenas 16 jogos em todas as competições e perdeu sua vaga na seleção francesa. Com o Barcelona desesperado para transferir jogadores em um esforço para aliviar seus problemas financeiros, Umtiti continua disponível, apesar de seu contrato prolongado.

Ross Barkley

Barkley, de 28 anos, começou apenas um jogo da Premier League pelo Chelsea nesta temporada e foi forçado a confiar nas competições da copa para ter chances de jogar no time de Thomas Tuchel. O ex-meio-campista do Everton, que somou 33 internacionalizações pela Inglaterra, foi um jogador parcial em Stamford Bridge desde que completou uma transferência de 15 milhões libras vindo do Goodison Park em janeiro de 2018 e passou toda a última temporada emprestado no Aston Villa.

Uma vez classificado como um dos jovens talentos mais brilhantes da Inglaterra, Barkley viu sua carreira estagnar no Chelsea, e Tuchel disse este mês que não iria atrapalhar uma mudança por ele.

Nat Phillips

Phillips, de 24 anos, desempenhou um papel fundamental na defesa do Liverpool na temporada passada, quando foi chamado para a equipe por Jurgen Klopp, depois que Virgil van Dijk e Joe Gomez sofreram lesões no final da temporada. Ele fez 20 partidas em todas as competições, mas apesar de suas atuações impressionantes na temporada passada, Phillips jogou apenas três jogos desta vez e não teve um minuto sequer na Premier League.

O defensor jogou os 90 minutos completos da vitória da Liga dos Campeões contra o Milan em San Siro no mês passado, mas uma fratura na bochecha o tirou da partida contra o Shrewsbury na terceira rodada da FA Cup. Liverpool está preparado para descarregar Phillips este mês, mas fontes disseram que estão esperando uma oferta 15 milhões de libras.