<
>

Libertadores: Flamengo x Fluminense? Palmeiras x Corinthians? Veja os grupos possíveis e as travas do sorteio

play
Palmeiras prepara 'pacotão' ao Inter por Yuri Alberto; veja os nomes e valores (2:27)

O matador do Inter vem valorizado pela boa temporada, na qual marcou 19 gols e deu 4 assistências em 55 jogos, e a contratação exigiria um grande esforço do Verdão. (2:27)

As regras do sorteio da fase de grupos da competição continental não permitem que dois clubes do mesmo país caiam no mesmo grupo, a não ser que um deles tenha vindo das fases preliminares


Nesta sexta-feira (17) A Conmebol anunciou a data do sorteio das fases iniciais da Conmebol Libertadores 2022, além dos cabeças-de-chave da fase de grupos. O evento está marcado para segunda-feira (20), às 12h (de Brasília), no Centro de Convenções da confederação, em Luque, no Paraguai.

Olhando mais para a frente, no sorteio que definirá cada um dos 8 grupos para a fase de grupos, com quatro equipes cada, é possível simular algumas possibilidades. Isso porque os quatro potes para o sorteio já estão praticamente todos definidos (à exceção dos pote 3, que ainda tem um time colombiano a ser definido, e o 4, que conta com quatro equipes ainda desconhecidas que virão das fases preliminares).

É preciso entender que o sorteio da Libertadores também tem as suas regras. Por exemplo, equipes do mesmo país não podem ser sorteadas no mesmo grupo, a não ser que uma delas tenha vindo das fases preliminares.

Como é o caso de Fluminense e América-MG, que ainda disputarão a segunda fase da competição continental, por isso, poderiam cair em um grupo com outro brasileiro. No caso do Tricolor, a equipe do técnico Abel Braga poderia até mesmo cair num mesmo grupo com o arquirrival Flamengo.

Atual campeão, o Palmeiras, por sua vez, é um dos cabeças-de-chave e está no pote 1 (junto de Flamengo e Atlético-MG), e necessariamente cairá no grupo A.

Veja abaixo como estão os potes para a fase de grupos

Pote 1

Palmeiras

River Plate

Boca Juniors

Flamengo

Nacional-URU

Peñarol

Atlético-MG

Cerro Porteño

Pote 2

Athletico-PR

Libertad

Independiente del Valle

Universidad Católica-CHI

Emelec

Corinthians

Colo-Colo

Vélez Sarsfield

Pote 3

Sporting Cristal

Bragantino

Deportivo Táchira

Alianza Lima

Colón

Tolima

Caracas

Time colombiano a ser definido

Pote 4

Always Ready

Talleres

Independiente Petrolero

Fortaleza

Classificado das fases anteriores

Classificado das fases anteriores

Classificado das fases anteriores

Classificado das fases anteriores.

O Palmeiras, por exemplo, pode cair num grupo com Colo-Colo, Alianza Lima e Fluminense/América-MG.

Já o Corinthians, que está no pote 2, não pode cair num grupo com o Alviverde, Flamengo e Atlético-MG, mas pode ter um grupo com Boca Juniors ou RiverPlate, Tolima e Always Ready, por exemplo. Assim em um com o Flu e o Coelho também.

O Fortaleza, até o momento o único brasileiro do pote 4, numa rápida simulação, poderia cair num grupo com Boca Juniors, Emelec e Sporting Cristal, por exemplo.

A próxima edição da Libertadores será disputada a partir de 9 de fevereiro de 2022. A primeira fase será disputada por seis equipes: Bolívar-BOL, Barcelona-EQU, Olimpia-PAR, Universidad César Vallejo-PER, Montevideo City Torque-URU e Deportivo Lara-VEN. Três delas se classificarão para a etapa seguinte.

A segunda fase é dividida em dois potes com oito clubes cada. O primeiro, que tem a presença do Fluminense, também é formado por Atlético Nacional, Estudiantes, Guaraní-PAR, The Strongest-BOL, Universitario-PER, Universidad Católica-EQU e Monagas-VEN.

O outro agrupamento, que conta com o América-MG, também possui Audax Italiano-CHI, Everton-CHI, Plaza Colonia-URU, um time colombiano a ser definido e as três equipes da primeira fase. Já a terceira e última etapa terá quatro confrontos e definirá os times que farão parte da fase de grupos da competição.