<
>

PSG x Liverpool? Real Madrid x Chelsea? Veja potes e potenciais confrontos das oitavas de final da Champions

Sorteio das oitavas da Champions League será realizado na próxima segunda-feira, às 9h (de Brasília), com a definição dos confrontos que acontecem entre fevereiro e março de 2022


Estão definidos 15 dos 16 classificados às oitavas de final da Champions League – a última vaga, entre Atalanta e Villarreal, será decidida nesta quinta-feira (9), após o jogo ser adiado por condições climáticas. Com isso, já é possível imaginar quais confrontos podem acontecer logo na abertura do mata-mata do torneio.

O sorteio que define os jogos das oitavas de final acontece na próxima segunda-feira (13), às 9h (de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real do ESPN.com.br. Os duelos de ida serão disputados em 15, 16, 22 e 23 de fevereiro de 2022, enquanto as voltas serão em 8, 9, 15 e 16 de março.

Os potes do sorteio foram definidos com os seguintes times:

POTE 1: Manchester City, Liverpool, Ajax, Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester United, Lille e Juventus

POTE 2: Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Sporting, Inter de Milão, Benfica, Atalanta ou Villarreal, Red Bull Salzburg e Chelsea

Pelas regras da Uefa, times do pote 1, composto pelos líderes de cada grupo, enfrentarão as do pote 2, com as equipes que acabaram em segundo lugar nas chaves. Todos podem enfrentar todos, com exceção de clubes do mesmo país ou que estiveram na mesma chave.

Isso significa, por exemplo, que o confronto Real Madrid x Atlético de Madrid não é permitido. Assim como o Chelsea, segundo colocado do Grupo H, não poderá encarar City, Liverpool ou United. Ou o PSG enfrentar o Lille.

Os demais, porém, estão liberados. Equipe mais "temida" do segundo pote, o PSG, de Mbappé, Messi e Neymar, poderá fazer um duelo imenso contra qualquer potência do pote 1, como Liverpool, Real Madrid, Bayern e United.

Já o Atlético de Madrid poderá reeditar confronto histórico contra o Bayern, a quem venceu na semifinal em 2015/16.

O Chelsea, outra camisa temida do pote 2, pode cair contra Bayern (contra quem venceu a final em 2011/12) ou Real Madrid, na reedição da semifinal da temporada passada.

Pela classificação às oitavas de final, cada um dos 16 clubes já embolsou 9,6 milhões de euros, o equivalente a R$ 60,3 milhões na cotação atual. Vale lembrar que as equipes já haviam ganho 15,64 milhões de euros (R$ 98,3 milhões) pela classificação ao torneio.