<
>

Pressionado no Barcelona, Koeman já teria sido demitido no Brasil?

play
Técnico do Barcelona, Koeman tem carro cercado e é alvo de pontapés e xingamentos após derrota para o Real Madrid (0:25)

Barça perdeu El Clásico por 2 a 1 no Camp Nou | Via @UNIVERSO_1899 | Até o fim do domingo (24) tem Star+ Acesso Livre!. Esporte AO VIVO, séries e filmes. Clique aqui e aproveite de graça toda a programação.

Ronald Koeman tem 50% de aproveitamento no Barcelona na temporada. No Brasil, treinadores foram demitidos recentemente com números melhores


Derrotado por 2 a 1 para o arquirrival Real Madrid no último domingo, Ronald Koeman balança no Barcelona em uma temporada em que, até o momento, o time catalão rendeu muito abaixo do esperado.

Rayo Vallecano x Barcelona tem transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, nesta quarta-feira (27), às 14h (de Brasília), por LaLiga.

Mesmo em má fase, o treinador foi bancado pelo presidente Johan Laporta, algo cada vez mais difícil de acontecer no futebol brasileiro. Diante deste cenário, Koeman já teria sido demitido no Brasil?

O holandês desembarcou na Catalunha em agosto de 2020 com a difícil missão de liderar a reformulação do elenco. Em seu primeiro ano, ainda com Messi no plantel, o treinador blaugrana fez 65 jogos. Destes, venceu 39, empatou 12 e perdeu 14, o que dá um aproveitamento de 60%. Em 2020/21, ele ainda foi campeão da Copa do Rei, seu único título à frente do clube catalão, vencendo o Athletic Bilbao por goleada na final.

Na atual temporada, sem o craque argentino, que foi para o PSG, e sem Antoine Griezmann, emprestado ao Atlético de Madrid, o Barça não vai tão bem em LaLiga e está pior ainda na Champions League, depois de fazer sua pior campanha da história no torneio.

play
0:25

Técnico do Barcelona, Koeman tem carro cercado e é alvo de pontapés e xingamentos após derrota para o Real Madrid

Barça perdeu El Clásico por 2 a 1 no Camp Nou | Via @UNIVERSO_1899 | Até o fim do domingo (24) tem Star+ Acesso Livre!. Esporte AO VIVO, séries e filmes. Clique aqui e aproveite de graça toda a programação.

Até então, em 12 partidas oficiais disputadas entre as duas competições, o time de Koeman venceu cinco, perdeu quatro e empatou três, somando 50% de aproveitamento. Número que no Brasil já poderia ter ocasionado em demissão, uma vez que treinadores com aproveitamentos superiores, foram mandados embora neste ano.

O caso mais recente é o de Hernán Crespo, há cerca de duas semanas. O São Paulo decidiu romper com o comandante argentino que tinha 57% de aproveitamento no clube tricolor. Ele deixou o Morumbi depois de 53 partidas, com 24 vitórias, 19 empates e 10 derrotas, além de ter faturado o Campeonato Paulista em cima do rival Palmeiras, dando fim a um jejum de nove anos sem títulos.

Assim como Crespo, Rogério Ceni, que foi contratado para o seu lugar, também deixou o Flamengo, em julho, com bons números. Foram 44 jogos, com 23 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, totalizando 60% de aproveitamento. Vale lembrar que ele ainda conquistou o Campeonato Brasileiro (2020), a Supercopa do Brasil (2021) e o Campeonato Carioca (2021).

Miguel Ángel Ramírez, por sua vez, foi mandado embora do Internacional com 56%. Sob o comando da equipe colorada ele somou 22 partidas, vencendo 11, empatando quatro e perdendo sete.

Já no rival Grêmio, a experiência de Felipão não foi suficiente para mantê-lo empregado. A sua quarta passagem pelo tricolor gaúcho durou apenas três meses com um aproveitamento de 47,6%, número parecido com o de Fernando Diniz, que somou 45,6% no Santos e acabou demitido em setembro.

Também teve clube mandando treinador para a ''rua'' na primeira rodada do Brasileirão. Foi o caso de Alberto Valentim, desligado do Cuiabá após o empate em 2 a 2 com o Juventude. Foram 10 jogos no comando da equipe, com sete vitórias, três empates e nenhuma derrota. Além da conquista do título mato-grossense de forma invicta.

Dos times da Série A, apenas cinco deles não trocaram de treinadores: o Palmeiras, com Abel Ferreira, o Atlético-MG, com Cuca, o Fortaleza, com Juan Pablo Vojvoda, o Corinthians, com Syvinho, e o Red Bull Bragantino, com Maurício Barbieri, o mais longevo da elite do futebol nacional até o momento. Ele assumiu a equipe do interior de São Paulo em 4 de setembro de 2020, um mês depois de Ronald Koeman ser anunciado no Barcelona.

Nesta quarta-feira (27), o treinador blaugrana terá mais uma chance, algo que muitos técnicos não tiveram no Brasil, para dar a volta por cima no Barça. A partida contra o Rayo Vallecano, às 14h (de Brasília), pela 11ª de LaLiga, tem transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.