<
>

Impossível? Fortaleza precisa fazer o que jamais aconteceu na história para eliminar o Atlético-MG e ir à final da Copa do Brasil

Fortaleza precisa reverter uma vantagem de quatro gols do Atlético-MG para ir pela primeira vez a uma final de Copa do Brasil


O Fortaleza tem uma missão ingrata nesta quarta-feira (27) diante do Atlético-MG, no Castelão. Após perder por 4 a 0 para o rival, no Mineirão, na última semana, pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, o Fortaleza precisará conseguir uma virada nunca antes vista na fase para ir pela primeira vez à decisão do torneio nacional.

Até a última quarta-feira, a maior vantagem aberta em semifinais de Copa do Brasil havia sido com o placar de 3 a 0, ocorrida em três oportunidades. Em todas, a vantagem nunca foi revertida. A primeira vez aconteceu em 1990, quando o Flamengo aplicou a vitória em cima do Náutico e encaminhou vaga à final.

Curiosamente, o próprio Atlético-MG foi vítima das outras duas grandes derrotas em semifinais e ficou pelo caminho na Copa do Brasil. Em 2000, para o São Paulo, e em 2003, para o Brasiliense, deixaram o Galo a ver navios na competição nacional.

Uma vantagem de quatro gols jamais foi revertida em semifinais de Copa do Brasil, mas o mesmo resultado aconteceu duas vezes em partidas de volta da fase. A primeira vez foi em 1999. Após empate por 0 a 0 entre Juventude e Internacional, na partida de ida, o time de Caxias do Sul foi ao Beira-Rio e conseguiu uma goleada histórica, que o credenciou à decisão.

Em 2010, o Vitória, que havia perdido a partida de ida para o Atlético-GO por 1 a 0, devolveu o placar com juros e correção ao aplicar uma goleada por 4 a 0 e também se garantir na final da Copa do Brasil.

Para esta quarta-feira, o Fortaleza terá de fazer valer um dos principais lemas da torcida do Atlético-MG, que ficou marcado em momentos de viradas do time nos anos anteriores nas campanhas das conqustas da Conmebol Libertadores (2013) e da Copa do Brasil (2014): 'Eu acredito'.

Na atual temporada, com o mando do Fortaleza, o Leão conseguiu algumas vitórias com placares iguais ou superiores aos feitos pelo Atlético-MG na última semana, no Mineirão.

Veja abaixo as goleadas por quatro ou mais gols do Fortaleza em 2021:

Fortaleza 6 x 0 Icasa - Campeonato Cearense

Fortaleza 6 x 0 Atlético Cearense - Campeonato Cearense

Fortaleza 5 x 1 Internacional - Campeonato Brasileiro

Fortaleza 4 x 0 América-MG - Campeonato Brasileiro

Maiores placares em partidas de ida de semifinais de Copa do Brasil desde 1989:

Atlético-MG 4 x 0 Fortaleza - 2021

Atlético-MG 0 x 3 Brasiliense - 2002

São Paulo 3 x 0 Atlético-MG - 2000

Flamengo 3 x 0 Náutico - 1990

Placares por quatro gols ou mais em partidas de volta da semifinal de Copa do Brasil:

Grêmio 6 x 1 Flamengo - 1989 - 2° jogo

Corinthians 5 x 0 Vasco - 1995 - 2° jogo

Inter 0 x 4 Juventude - 1999 - 2° jogo

Vitória 4 x 0 Atlético-GO - 2010 - 2° jogo