<
>

Ministério da Saúde da Espanha autoriza carga máxima de torcedores nos estádios e fará 'teste' em outubro

O futebol espanhol passará por um teste importante neste fim de semana. O Ministério da Saúde da Espanha aprovou nesta quarta-feira (29) a liberação de carga máxima de público nos estádios para o próximo mês. A medida prevê a liberação para o período entre 1º e 31 de outubro, fato que já vale para rodada de LaLiga que se aproxima.

Você acompanha as partidas do Campeonato Espanhol com transmissão AO VIVO pela ESPN no Star+. Precisa de mais informações sobre como se tornar assinante? Clique aqui.

Além dos jogos de futebol, a reunião dos Conselhos Interterritoriais aprovou também o aumento para 80% da carga máxima em eventos de basquete, que são realizados em locais fechados.

Segundo a decisão, a evolução da medida será avaliada na última semana de outubro, levando sempre em conta o andamento da pandemia da COVID-19 na Espanha.

A autorização para o retorno de 100% dos torcedores nos estádios espanhóis passa ainda por um protocolo de medidas sanitárias que conta com a obrigatoriedade do uso da máscara e a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas. Também estão vetados aqueles que tenham sintomas de contaminação pelo vírus ou que passam por período obrigatório de isolamento.

A decisão do Ministério da Saúde é tomada para balizar regras adotadas na Espanha, mas há independência para que cada comunidade autônoma, através de seu Conselho Interterritorial, poderia legislar sobra a própria regra local.

A Catalunha, por exemplo, aumentou a carga máxima nos estádios de futebol para 60% das capacidades. O Camp Nou, onde o Barcelona manda seus jogos, se enquadra neste cenário, e ainda não poderá contar com a totalidade dos seus mais de 99 mil lugares.