<
>

Champions: Haaland marca, e Borussia Dortmund vence o Besiktas fora de casa na estreia

O Borussia Dortmund fez valer o favoritismo e estreou na Champions League com o pé direito. Os alemães venceram o Besiktas por 2 a 1, no Vodafone Park, em Istambul, na Turquia, pela primeira rodada do grupo C.

Bellingham e Haaland marcaram para a equipe comandada por Marco Rose; Montero diminuiu nos acréscimos

Os donos da casa começaram melhor e logo aos seis minutos quase largaram na frente com o chute de Batshuayi, que parou na defesaça de Kobel. No entanto, na primeira oportunidade que tiveram, os visitantes balançaram as redes com Bellingham, aos 16.

A partir de então, o Borussia assumiu o domínio de boa parte da primeira etapa. Halland, aos 26, desperdiçou uma chance inacreditável, mas no último lance antes do intervalo, o artilheiro norueguês ampliou para o time alemão.

Atrás do placar, o Besiktas tentou pressionar durante o segundo tempo e teve boas chances com Batshuayi, mas também teve que se defender como pode para impedir uma goleada em chutes perigosos de Haaland e no arremate de Bellingham, defendido por Destanoglu.

Nos minutos finais, a equipe alemã ficou muito de fazer o terceiro com Meunier e principalmente com Knauff, que recebeu sem marcação, mas isolou. No entanto, embalados pelos gritos da torcida, os turcos diminuiram com Montero e botaram fogo no fim do jogo em busca do empate, mas não conseguiram.

Situação do campeonato

Com o resultado, o Borussia soma seus primeiros três pontos e assume a liderança do grupo C, enquanto o Besiktas não pontua nesta primeira rodada. Sporting e Ajax, que completam a chave, se enfrentam no José Alvalade, nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília).

O cara: Haaland

A máquina de fazer gols, não podia passar em branco na estreia da Champions. Ele fez o segundo do Dormund, aos 47 da etapa inicial após assistência de Bellingham, que também deixou o seu.

Em sete jogos na temporada, o camisa 9 anotou nove gols e deu 4 assistências. Desde que chegou ao Borussia, ele disputou 66 partidas, balançou as redes 66 vezes e deu 19 assistências.

Além disso, o norueguês acumula 17 tentos em 21 partidas na competição, e em uma comparação com Messi, já é muito melhor que o argentino, que marcou seis vezes seus primeiros 21 jogos no torneio.

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo pelos campeonatos nacionais. O Dortmund enfrenta o Union Berlin no Westfalenstadion, no domingo (19), às 12h30 (horário de Brasília), pela 5ª rodada da Bundesliga. Já o Besiktas encara o Antalyaspor, no sábado (18), pelo Turco.

Já na segunda rodada da Champions, marcada para o dia 28, a equipe alemã recebe o Sporting, em casa, às 16h (horário de Brasília). Mais cedo, às 13h45 (horário de Brasília), os turcos visitam o Ajax, na Holanda.

Ficha técnica

Besiktas 1 x 2 Borussia Dortmund

GOLS: Bellingham (19' do 1ºT), Haaland (47' do 1ºT) e Montero (48' do 2ºT)

BESIKTAS: Destanoglu; Rosier, Montero, Welinton, N'Sakala; Souza; Ghezzal, Pjanic, Hutchinson, Larin; Batshuayi. Técnico: Sergen Yalçın

BORUSSIA DORTMUND: Kobel; Meunier, Akanji, Hummels, Guerreiro; Bellingham, Brandt (Witsel), Dahoud; Reus; Haaland e Malen. Técnico: Marco Rose