<
>

Champions: PSG atrás até do Ajax e favorito que nunca foi campeão: site projeta chances de título

O Paris Saint-Germain apostou alto para, enfim, ser campeão da Champions League. Mas, apesar do trio de estrelas com Neymar, Lionel Messi e Kylian Mbappé, as chances de isso acontecer em 2021/22 é de apenas 3%. Ao menos é essa a projeção do site “FiveThirtyEight” antes de a bola rolar.

A publicação, parceira da ESPN, utiliza dados estatísticos das equipes e faz projeções cruzando dados e simulando confrontos. Para a matemática, ao menos, o grande favorito a terminar a temporada com o título europeu é o Manchester City, que arranca com 21% de chances. Se o site tive razão, seria uma conquista inédita para o time hoje comandado por Pep Guardiola.

O FiveThirtyEight também projeta as chances de cada equipe ser líder de seu grupo e chegar a cada fase do torneio. O City, por exemplo, começa a competição com 63% de chance de liderar sua chave, 88% de ir até as oitavas, 49% até as semis e 34% de ser finalista.

Já o PSG tem só 20% de liderar seu grupo – justamente o mesmo da equipe de Manchester, o A. A probabilidade de ir até a decisão também é baixa, apenas 7%, segundo os estatísticos.

Pensando em título, a segunda maior chance, na avaliação do site, é do Bayern de Munique, com 14%. O Liverpool vem logo atrás e é o único outro clube a conseguir dois dígitos de probabilidade antes do início da fase de grupo, com 10%.

Mais abaixo, com 8% e 6%, respectivamente, aparecem o Chelsea, atual campeão da Champions; e o Barcelona – que está no mesmo grupo E do Bayern.

Três clubes estão empatados com 5% de chances na avaliação do FiveThirtyEight, e ao menos um chama atenção ao ser apontado como mais favorito do que o PSG. Dividem esse posto o Real Madrid, maior campeão do torneio; o Manchester United, que conta com o retorno de Cristiano Ronaldo; e o... Ajax, dos brasileiros Antony e David Neres.

Também acima dos 3% do PSG está o Borussia Dortmund, de Erling Haaland, com 4%. Com a mesmas chances da equipe de Paris, segundo o site, aparecem Atlético de Madrid, Inter de Milão e também o RB Leipzig (mais uma equipe do grupo A).

É curioso que o PSG aparece nas projeções do FiveThirtyEight com mais chances de ser campeão da Europa League, competição que tem transmissão pela ESPN pelo Star+ e recebe as equipes eliminadas na primeira fase da Champions. O site aponta tanto o PSG, quando o RB Leipzig entre os quatro principais favoritos a serem campeões do segundo torneio mais importante da Europa – 5% e 4%, respectivamente, atrás de Napoli (8%) e Real Sociedad (7%).