<
>

Arsenal e Tottenham batalham para contratar goleiro Neto, que quer deixar o Barcelona, diz jornal

Em busca de mais minutos em campo na próxima temporada, o goleiro brasileiro Neto, do Barcelona, quer deixar o clube catalão e já tem dois pretendentes na Premier League. Segundo informações do jornal espanhol "Mundo Deportivo", Arsenal e Tottenham brigam pela contratação do jogador de 32 anos, e os Gunners inclusive já estariam na dianteira das negociações.

Neto já se reapresentou ao Barça para o início da pré-temporada, mas a sua vontade é deixar o Camp Nou. Nos últimos dois anos, ele disputou apenas 17 partidas e quer se provar em um outro clube de elite na Europa. O seu vínculo com os catalães é válido até junho de 2023 e não existe qualquer resistência por parte da diretoria em liberá-lo, desde que haja uma compensação financeira que atenda às expectativas.

Sabendo disso, o Arsenal, que já havia tentado a contratação do goleiro no início do ano, em janeiro, voltou o foco mais uma vez para o brasileiro. Apesar de contarem com Leno, Rúnarsson e Strunica como opções para a meta no elenco, os Gunners se interessam pela qualidade do jogo com os pés de Neto e por isso o técnico Mikel Arteta insiste na sua contratação. E para tal, os londrinos prometem investir pesado e por isso estão na frente no momento.

O Tottenham, por sua vez, será comandado pelo português Nuno Espírito Santo a partir desta próxima temporada e tem um problema no gol. Neste momento, os Spurs só contam com os veteranos Hugo Lloris e Joe Hart, ambos com 34 anos, e Neto chegaria para suprir esta carência de opções.

Assim como o Arsenal, os Spurs também perguntaram por Neto há alguns meses e ouviram do Barcelona que o seu passe está avaliado em 14 milhões de euros (R$ 85,3 milhões), valor considerado um pouco elevado para um goleiro de 32 anos e que não tem tanto protagonismo no Barça. Desta forma, o Tottenham avalia uma forma de contratá-lo por uma cifra mais baixa.

Fato é que, nos próximos dias, o clube catalão aguardará pela chegada de ofertas dos dois clubes ingleses por Neto para então definir se haverá ou não negócio pelo brasileiro nos moldes desejados.

Revelado pelo Atheltico-PR, Neto chegou à Europa em 2010 para defender a Fiorentina, na Itália. Em 2015, se transferiu para a Juventus, onde ficou até 2017, quando foi pela primeira vez para a Espanha, para atuar pelo Valencia. Em 2019, o Barça o contratou.