<
>

Argentino: bomba interna, retornos de ídolos e despedidas dolorosas: o que você precisa saber sobre o campeonato que começa hoje

play
'Pulga' Rodríguez deixa o Colón e acerta com o Gimnasia y Esgrima La Plata (0:32)

Lenda do futebol argentino, 'La Pulga' havia acabado de ser campeão com o Colón, aos 36 anos (0:32)

O Campeonato Argentino está de volta. Nesta sexta-feira (16), mais uma edição da competição se inicia. Com 26 times, o torneio terá o Colón defendendo o título inédito.

Por isso, o ESPN.com.br traz todas as novidades dos principais clubes do Argentinão, que tem os canais esportivos da Disney como casa no Brasil.

'Bombazo' interno

Vice-artilheiro da última edição com seis gols e craque do campeão Colón, Luis Miguel Rodríguez, o Pulga, chocou o futebol argentino ao deixar o Sabalero.

Na atual edição da Copa da Liga Profissional, o atacante de 36 anos defenderá o Gimnasia y Esgrima de La Plata. O principal motivo? Diego Armando Maradona.

“Tenho essa vontade de jogar no Gimnasia La Plata desde a época que Maradona treinava o time. Agora que tive a oportunidade, não tive como recusar. Gostei da proposta, conversei com a diretoria e topei o negócio”, disse Pulga.

play
0:32

'Pulga' Rodríguez deixa o Colón e acerta com o Gimnasia y Esgrima La Plata

Lenda do futebol argentino, 'La Pulga' havia acabado de ser campeão com o Colón, aos 36 anos

Despedidas dolorosas

Nos dois maiores clubes de Buenos Aires, duas despedidas que deixarão saudades nos torcedores. No lado do Boca Juniors, Tevez deu adeus.

Após o final da última edição do Campeonato Argentino, o jogador, revelado na Bombonera, deu por encerrada sua terceira passagem no clube xeneize.

Desde a morte do pai, Segundo, Carlitos não foi mais o mesmo. Em coletiva de imprensa, o camisa 10 revelou que precisava passar mais tempo com a família, não descartou aposentadoria e, por enquanto, está de férias.

Do lado do maior rival do Boca, o River Plate viu Rafael Santos Borré, artilheiro da última edição do Argentino com sete gols, acertar com o Eintracht Frankfurt.

No entanto, o Millonario foi rápido e logo virou a página. Poucos dias depois, anunciou a contratação de Braian Romero, sensação do Defensa y Justicia campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa.

Retornos de ídolos

Se alguns grandes jogadores deixaram a Argentina, outros regressam e trarão ainda mais brilho ao campeonato. Foi o caso de Lisandro López. Em janeiro de 2021, o atacante deixou o Racing e rumou ao Atlanta United, da MLS.

No entanto, pouco mais de cinco meses depois, voltou ao clube que o revelou. Chega para sua terceira passagem no clube de Avellaneda.

play
1:56

Lisandro López retorna ao Racing, e clube argentino faz vídeo emocionante: 'Terceiro capítulo da história'

Essa é 3ª passagem do atacante pelo clube argentino, onde começou a carreira profissional em 2003

Outro retorno comemorado pelos torcedores é o de Néstor Ortigoza. O paraguaio de 36 anos, autor do gol do maior título da história do San Lorenzo, a Conmebol Libertadores de 2014, regressa ao Ciclón após quatro anos.

Do lado do maior rival do clube de Boedo, o Huracán também vê um grande nome retornar. O goleiro Marcos Díaz volta ao Globo e fará sua segunda passagem por Parque Patrícios.

Após defender Boca Juniors e Talleres, o goleiro de 35 anos volta ao clube que ajudou a renascer no cenário nacional. Díaz esteve presente na conquista da Copa Argentina de 2014 em cima do poderoso River Plate, que deu um título ao Huracán após 41 anos.

Também esteve presente e foi um dos protagonistas no retorno à primeira divisão argentina, na mesma temporada, na final da Sul-Americana, em que o clube foi vice em 2015, e no título da Supercopa da Argentina, no mesmo ano. Tem, ao todo, 138 jogos com a camisa quemera.

Veja abaixo a tabela da primeira rodada do Campeonato Argentino:

Sexta-feira (16)

  • Union x Boca Juniors - 19h

  • Sarmiento x Estudiantes - 21h15

Sábado (17)

  • Aldosivi x Patronato - 13h30

  • Lanús x Atlético Tucumán - 15h45

  • Newell's Old Boys x Talleres - 15h45

  • Gimnasia La Plata x Platense - 18h

  • Vélez Sarsfield x Racing - 20h15

Domingo (18)

  • Huracán x Defensa y Justicia - 13h30

  • Arsenal de Sarandí x San Lorenzo - 15h45

  • River Plate x Colón - 18h

  • Independiente x Argentinos Juniors - 20h15

Segunda-feira (19)

  • Central Córdoba x Banfield - 18h

  • Godoy Cruz x Rosário Central - 20h15