<
>

Copa América: Vargas é 'talismã' do Chile para quebrar tabu contra o Paraguai

Buscando avançar para a próxima fase da Copa América, Chile e Paraguai medem forças nesta quinta (24), às 21h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 4ª rodada da competição. Nos confrontos recentes por competições oficiais, a Albirroja leva vantagem e conta com um tabu para carimbar vaga nas oitavas de final da competição.

No entanto, para reverter esse cenário, o Chile conta com o 'talismã' Vargas. Isso porque, na última vitória em competições oficiais de La Roja contra a Albirroja, o atacante do Atlético-MG marcou.

Comandados por Jorge Sampaoli, o Chile venceu o Paraguai por 2 a 1, em partida válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.

Na ocasião, no dia 7 de junho de 2013, no Estádio Defensores del Chaco, o camisa 11 abriu o placar para a vitória, que não acontecia desde 2011 em competições oficiais.

Artilharias e títulos recentes credenciam Vargas na Copa América

Na atual edição, Vargas chegou aos 14 gols, ao marcar contra Argentina e Uruguai, e está apenas a quatro de ultrapassar Norberto Méndez e Zizinho - argentino e brasileiro têm 17 - na artilharia história da Copa América.

Buscando o tricampeonato, Vargas é um dos nomes do atual elenco chileno que foi bicampeão da competição sul-americana em 2015 e 2016. Nas duas edições, o chileno foi o artilheiro do torneio, com quatro e seis gols, respectivamente.

Chile em desvantagem contra o Paraguai em Copa América

Ao todo, são 21 confrontos envolvendo as duas equipes no torneio sul-americano. Em 12 deles, o Paraguai saiu vencedor, enquanto o Chile conquistou o triunfo em sete. Outros dois terminaram empatados.

A última derrota da Albirroja para os chilenos aconteceu lá em 1991. No torneio disputado na casa adversária, a seleção anfitriã venceu por 4 a 0 pelo grupo A.

De lá para cá, três encontros por Copa América. Em 1993 e 1997, vitórias paraguaias por 1 a 0. O último confronto aconteceu em 2004 e, pelo grupo C, empate por 1 a 1.