<
>

Eurocopa: Espanha goleia a Eslováquia com show em Sevilla e enfrentará a Croácia nas oitavas

Se o problema da Espanha na Europa era o jejum de gols, a partida contra a Eslováquia foi um verdadeiro banquete. Empurrada pela torcida, a Fúria goleou por 5 a 0 dentro do Estádio La Cartuja de Sevilla e garantiu sua classificação às oitavas de final.

Os gols dos espanhóis foram marcados por Aymeric Laporte, Pablo Sarabia e Ferran Torres, mas Martin Dúbravka e Juraj Kucka fizeram contra.

Pressionada pelos dois empates anteriores na chave, a Fúria entrou em campo determinada a ir logo às redes. E poderia ter conseguido essa logo cedo quando a arbitragem marcou falta da defesa em Koke dentro da área.

Na cobrança, aos 10 minutos, Morata parou no goleiro Martin Dúbravka, que pegou.

O herói eslovaco virou vilão aos 29, quando foi traído pelo sol e mandou para dentro do gol uma bola que havia explodido no travessão.

A Fúria ainda conseguiu aliviar mais a tensão aos 47, quando Moreno cruzou e encontrou Laporte na área para desviar de cabeça e marcar o segundo.

Se a etapa inicial foi de pressão, a complementar foi o dobro. E com goleada.

Sobrando em campo e flertando com 65% de posse de bola, os espanhóis fizeram a festa com os gols de Pablo Sarabia e Ferran Torres, além daquela marcado contra por Kucka. E foi assim que a Fúria chegou embalada ao mata-mata da Eurocopa.

Situação no campeonato

Com a vitória importante conquistada nesta quarta-feira a Espanha confirma a segunda melhor campanha no grupo E com 5 pontos em três rodadas, e está classificada às oitavas de final.

Já a Eslováquia, que precisava apenas de um empate para se avançar sem depender de mais ninguém, agora está com a calculadora na mão para chegar à fase seguinte.

O cara: Gerard Moreno

Mesmo com o momento complicado do setor ofensivo da Espanha, o atacante do Villarreal foi uma válvula importante da equipe de Luis Enrique na partida decisiva.

Foi de Gerard Moreno a assistência para o gol de Laporte, no fim do primeiro tempo, que aliviou o clima de tensão no estádio em Sevilla.

Foi mal: Álvaro Morata

Mesmo com a posição de Luis Enrique de que a seleção espanhola é 'Morata e mais 10', quem não está fazendo sua parte em campo é o atacante. Assim como diante da Polônia, os espanhois voltaram a perder uma penalidade, e agora com o camisa 7.

Ainda que em uma atuação mais solta da Fúria, o atacante da Juventus segue questionado, e foi substituído no meio do segundo tempo.

Próximos jogos

Com a classificação na segunda colocação na chave E, a Espanha terá pela frente agora a Croácia nas oitavas de final da Eurocopa. A partida acontece na próxima segunda-feira (28), no Estádio Parken, em Copenhagen, na Dinamarca.

Já a Eslováquia dependerá da comparação das campanhas dos melhores terceiros colocados para definir se avançará ao mata-mata. Se passar, pegará Bélgica ou Holanda.

FICHA TÉCNICA

Eslováquia 0 x 5 Espanha

GOLS: Martin Dúbravka (30', contra) Aymeric Laporte (45'+3') Pablo Sarabia (56') Ferran Torres (67') e Juraj Kucka (71', contra) para a Espanha

ESLOVÁQUIA: Dúbravka; Pekarík, Satka, Skriniar e Hubocan; Kucka, Hromada (Lobotka), Haraslín (Suslov), Mak (Weiss) e Hamsík (Bénes); Duda (Duris). TÉCNICO: Stefan Tarkovic

ESPANHA: Simón; Azpilicueta (Oyarzabal), Eric García (Pau Torres), Laporte e Alba; Busquets (Thiago Alcántara), Koke, Pedri e Sarabia; Morata (Ferran Torres) e Gerard Moreno (Adama Traoré). TÉCNICO: Luis Enrique