<
>

Eurocopa: em jogo de 5 gols, Lewandowski marca duas vezes pela Polônia, mas não impede derrota para a Suécia

Nesta quarta-feira (23) Suécia e Polônia fizeram jogo movimentado no grupo E, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Eurocopa 2020. A partida, disputada em São Petersburgo, na Rússia, terminou em vitória por 3 a 2 para os suecos, que avançaram na primeira colocação para as oitavas de final.

A Suécia abriu o placar antes dos 2 minutos de jogo com Forsberg e começou na frente logo de início. O camisa 10 ainda ampliou no início da etapa final, fazendo 2 a 0.

Entretanto, no segundo tempo, o Melhor do Mundo Robert Lewandowski desencantou e marcou duas vezes, deixando tudo igual na Rússia. O placar, porém, não foi suficiente para a equipe avançar para o mata-mata, já que nos acréscimos Claesson marcou o terceiro e decretou a vitória dos suecos por 3 a 2.

Os poloneses se despediram da atual edição da Euro sem conquistar uma vitória sequer e somoram duas derrotas e um empate na fase de grupos. O time do técnico português Paulo Sousa inclusive somou o seu sexto tropeço consectivo e não sabe o que é vencer desde março deste ano.

Já a Suécia, com duas vitória e um empate, avançou na liderança do grupo E e não sabe o que é perder há oito jogos consecutivos.

Classificação do Grupo E definida!

Com a vitória, a Suécia foi a sete pontos, avançou em primeiro no grupo E e agora aguarda pela definição dos quatro melhores terceiros colocados de cada grupo para conhecer o seu adversário nas oitavas de final.

A Espanha, que venceu a Eslováquia, foi a cinco pontos e avançou em segundo no grupo. Nas oitavas, a Fúria terá pela frente a Croácia.

Já Eslováquia, que terminou em terceiro com três pontos e -5 de saldo, e a Polônia, lanterna do grupo com um único ponto, disseram adeus à Euro.

O cara: Emil Forsberg

O camisa 10 da seleção sueca foi mais uma vez decisivo e marcou os dois gols da vitória sobre os poloneses, cada um em um tempo. O primeiro inclusive foi o segundo mais rápido da história da Euro (1'21s), ficando apenas atrás de Kirichenko, que marcou pela Rússia na Euro 2004 aos 1'07s.

Já no segundo gol, o destaque do RB Leipzig contou com grande assistência do atacante da Juventus Kulusevski, que entrou no segundo tempo, para ampliar a favor da Suécia.

Foi mal: Ludwig Augustinsson

O lateral sueco não teve um bom desempenho defensivo e facilitou bastante nis avanços da Polônia pelo ataque. O atleta inclusive foi o pior da Suécia em campo.

Próximos jogos

Classificada, a Suécia agora volta a campo na próxima terça-feira (29), no Estádio Parken, em Copenhage, na Dinamarca, para a disputa das oitavas.

A Polônia, por sua vez, disse adeus à Euro ainda na fase de grupos pela terceira vez na sua história, repetindo as campanhas de 2008 e 2012. Apenas em 2016 os poloneses avançaram ao mata-mata, caindo nas quartas para Portugal.

Agora, os poloneses só voltam a campo em setembro, para as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022 no Catar.

FICHA TÉCNICA

Suécia 3 x 2 Polônia

GOLS: Suécia: Forsberg (1'21s e 59') e Claesson (90'+3); Polônia: Lewandowski (61' e 84')

SUÉCIA: Olsen; Lustig (Krafth), Lindelöf, Danielson e Augustinsson; Larsson, Olsson, Ekdal e Forsberg (Claesson); Quaison (Kulusevski) e Isak (Berg). TÉCNICO: Jan Andersson.

POLÔNIA: Szczesny; Bereszynski, Glik e Bednarek; Jozwiak (Swierczok), Krychowiak (Placheta), Klich e Puchacz (Frankowski); Zielinski, Swiderski e Lewandowski. TÉCNICO: Paulo Sousa.