<
>

Eurocopa: goleiro faz contra, Lukaku volta a marcar, Bélgica vence Finlândia, quebra tabu e avança com 100% de aproveitamento

A Bélgica avançou em primeiro no grupo B da Eurocopa. Nesta segunda (21), os comandados por Roberto Martínez venceram a Finlândia por 2 a 0, gols de Hrádecky, contra, e Lukaku, e confirmaram a liderança da chave.

Assim, na próxima fase, os belgas terão pela frente um dos quatro melhores terceiros colocados. Já os comandados por Markku Kanerva terão País de Gales nas oitavas.

Para a partida, a já classificada Bélgica promoveu muitas mudanças no time titular. No ataque, Hazard ganhou uma oportunidade do técnico Roberto Martínez.

A partida teve amplo domínio da Bélgica. Os comandados por Roberto Martínez chegaram até a marcar com Lukaku, aos 19 minutos. Mas, com auxílio do VAR, a arbitragem assinalou impedimento.

Mas, o placar foi aberto aos 28 minutos da etapa final. Após cobrança de escanteio, Vermaelen cabeceou, a bola bateu no travessão, bateu em Hrádecky e entrou.

Lukaku viria a marcar. Aos 37 minutos, o atacante recebeu assistência de De Bruyne e, no melhor estilo, dominou, girou e estufou as redes adversárias.

Uma curiosidade: com a vitória, a Bélgica quebrou um tabu que vinha desde 1968. Nesses 53 anos ocorreram sete jogos, com quatro vitórias finlandesas e três empates.

Situação do campeonato

Com a vitória, a Bélgica confirmou a liderança do grupo B. Agora, vai até Sevilla e espera algum 3º colocado. O adversário pode vir dos grupos A, D, E ou F.

A Finlândia, por sua vez, se classificava com o empate. No entanto, a derrota fez com que a seleção ficasse na quarta colocação, dando adeus à competição.

O cara: Lukaku

Artilheiro da Eurocopa, Lukaku marcou seu terceiro gol na Eurocopa contra a Finlândia. Podia ter quatro, se um não tivesse sido anulado por impedimento pelo VAR.

Forte e muito veloz, o atacante da Inter de Milão foi, mais uma vez, o principal nome da seleção na rodada.

Ô, Hrádecky...

O goleiro da Finlândia vinha parando Lukaku e companhia até os 28 minutos da etapa final. Com boas defesas, segurava o 0 a 0, que classificava sua seleção pela primeira vez para a segunda fase da Eurocopa.

Mas, após cobrança de escanteio e bola na trave, o goleiro, em lance de infelicidade e falta de sorte, viu a bola bater em seu braço, marcou contra e eliminou a Finlândia.

Próximos jogos

Com a clássificação, a Bélgica, que passou em primeiro do grupo B, espera um dos melhores terceiros colocados, que pode vir dos grupos A, D, E ou F.

FICHA TÉCNICA

Finlândia 0 x 2 Dinamarca

GOLS: Hrádecky (contra) e Lukaku (Bélgica)

FINLÂNDIA: Hrádecky; Toivio, Arajuuri e O'Shaughnessy; Raitala, Lod, Sparv (Schuller), Kamara e Uronen (Alho); Pukki e Pohjanpalo (Kauko). TÉCNICO: Markku Kanerva.

BÉLGICA: Courtois; Boyata, Denayer e Vermaelen; Meunier, Trossard (Meunier), De Bruyne, Witsel e Chadli; Doku (Batshuayi), Hazard e Lukaku. TÉCNICO: Roberto Martínez.